O XMF PrintCentre V5, mais recente versão da solução web-to-print com base na nuvem, foi apresentado pela Fujifilm. O XMF PrintCentre permite que as empresas gráficas concebam múltiplas lojas e-commerce para venda dos seus produtos. Além disso, esta versão gere integralmente todo o processo comercial, desde a compra online até a entrega do ficheiro PDF com as artes finais, pronto para impressão em qualquer sistema de produção, incluindo o Fluxo de Trabalho XMF da Fujifilm.
“O sistema Web-to-print é uma abordagem de compra self-service. Por este motivo, este processo tem de ser confiável, simples e transparente. As novas funcionalidades oferecem aos clientes mais automatização e controle na forma como a compra de produtos gráficos é efetuada”, sublinha John Davies, strategy manager das soluções workflow na Fujifilm Europe.
Uma nova gama de funções
A gestão de dados variáveis é um fator chave para muitas empresas. Consciente desta necessidade, a Fujifilm dotou a nova versão com funcionalidades avançadas com o objetivo de melhorar a eficiência em diferentes ambientes de trabalho.
No editor de trabalhos online foi adicionada a capacidade de ajuste automático para adaptar de forma inteligente o texto com os dados variáveis ao espaço pré-definido para o mesmo. Assim, os utilizadores podem poupar tempo, visto que não será necessário voltar a desenhar o layout ou alterar o texto, sempre que o originalmente fornecido seja demasiado longo.
Outra das novas caraterísticas inerentes à impressão de dados variáveis é a formatação automática. Esta função permite a reformatação automática da série de dados variáveis, evitando espaços em branco, caso não sejam utilizados todos os campos previstos. Por exemplo, um cartão-de-visita que contenha apenas alguns dados será automaticamente adaptado com base na informação disponibilizada para que resulte numa distribuição homogênea do texto. Estas novas caraterísticas representam uma evolução das funções já existentes, que simplificam a produção com dados variáveis.
Adicionalmente foram aperfeiçoadas algumas ferramentas do backoffice do XMF Print Centre, com o objetivo de melhorar a gestão de muitas das funções administrativas, como a possibilidade de calcular o imposto, aplicando taxas diversas. Em segundo lugar, para além da visualização pública da homepage das lojas B2B, mas com acesso restrito a quem possui nome de utilizador e palavra passe, a versão 5 fornece agora um outro nível de segurança, que consiste em esconder toda a loja web, por trás de um ecrã login, garantindo proteção máxima. Introduzidas também alterações que permitem a eliminação de dados de preços. Estas são particularmente úteis em cenários cujos custos são geridos centralmente, mas a autorização para encomendar é dada apenas a utilizadores registrados, tal como as lojas de varejo individuais.
Entre as inúmeras novidades relativas ao sistema backoffice, inclui-se a capacidade de copiar e modificar os produtos existentes numa loja web de forma a acelerar a criação de novos produtos, bem como a oferta de mais opções na entrega dos ficheiros finais PDF em vários locais de impressão com a finalidade de dar resposta a uma gama mais ampla de sistemas de gestão de fluxo de produção.
John Davies salienta: “O XMF PrintCentre é uma solução ‘tudo em um’ que inclui um vasto conjunto de funções disponíveis por um preço muito competitivo.” “A nova versão 5”, acrescenta Davies, “oferece aos administradores das lojas web um maior número de ferramentas para que possam dar resposta às crescentes necessidades dos seus clientes, podendo usufruir em simultâneo da positiva experiência do sistema para aplicações com dados variáveis.” O XMF PrintCentre V5 já está comercialmente disponível.
A Fujifilm é uma das expositoras da ExpoPrint Latin America 2014, maior feira da indústria gráfica da América Latina. Ela acontece de 16 a 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Cadastre-se agora para conhecer todas as novidades da feira: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro. Curta também a página do Facebook: www.facebook.com.br/ExpoPrintLatinAmerica.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.