"22-10-38 – Astoria". A anotação, escrita em negrito e a mão, em uma lâmina de vidro datada e identificada pelo local, é a primeira cópia xerográfica do mundo, feita há exatos 75 anos.
 
Criada por Chester Calrson, em uma sala alugada no Queens, NY, a humilde invenção iria eventualmente liderar a formação da Xerox Corporation e o nascimento de uma indústria. Ainda hoje, é esse mesmo processo xerográfico que está no coração da maioria das impressoras e copiadoras ao redor do mundo.
 
Calrson, que era físico e advogado, foi um inventor em série. Em seus cadernos, repletos de invenções, havia ainda um painel giratório, uma capa de chuva com calhas e uma máquina de limpeza de sapatos - mas foi a cópia que se tornou mundialmente reconhecida. 
 
 
“Agora é o momento em que muitas companhias olham pra trás, nós certamente o faremos, mas somente por um momento. O foco real da nossa celebração será o futuro e como a Xerox vai continuar a simplificar a realização de trabalhos", afirma Ursula Burns, CEO da Xerox e presidente do conselho. “Por isso o tema do nosso ano de aniversário é: “Os próximos 75”, antecipa.
 
Em outubro, na Xerox inicia a celebração da inovação e seu papel na história e, principalmente, no futuro da companhia. Durante o próximo ano, os colaboradores da Xerox serão envolvidos numa série de atividades celebrando e imaginando o futuro, através da intranet da empresa, webchats e mídias sociais, tendo em vista que a visão de Carlson, no momento da sua experiência Astoria, foi "fazer os funcionários mais produtivos e os locais de trabalho mais simples e menos tediosos", como ele mesmo definia.
 
Desde este tempo, a Xerox tem mudado drasticamente tamanho e escopo, mas os princípios básicos permanecem o mesmo. De impressoras e copiadoras a transporte, educação e até mesmo saúde, o time de engenheiros, cientistas e pesquisadores da companhia continuam a inventar maneiras de tornar trabalho e a vida um pouco mais simples.
 
A Xerox estará na ExpoPrint Latin America 2014, a maior feira da indústria gráfica da América Latina, que acontece dentre os dias 16 e 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, na cidade de São Paulo. O cadastro para visitar gratuitamente a feira e conhecer as grandes novidades do mercado gráfico já está disponível no site: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro. A página do Facebook concentra todas as novidades sobre a feira e a indústria: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica