O poder da grande quantidade de dados e sua análise são inegáveis. Mas o que acontece quando as informações necessárias estão escritas em páginas de lições de casa, quiz e testes, escritos por crianças de sete anos de idade?
Essa é a questão que professores e gestores do ensino básico propuseram a pesquisadores da Xerox quando questionaram como a tecnologia poderia auxiliar a melhorar os níveis de atenção individual em um momento em que as turmas estão crescendo e os orçamentos das escolas diminuindo.
Para resolver esse desafio, pesquisadores do Xerox Research Center Webster, em Nova York, criaram o Xerox Ignite Educator Support System, uma solução para software e fluxo de trabalho único que destina exercícios manuais de estudantes (em papel, atualmente, ou em tablets, futuramente) para um domínio de análise digital – tornando mais rápido para os professores avaliarem o desempenho dos estudantes e facilitando a compreensão de que os alunos aprendem diferentes conceitos de formas e ritmos distintos.
“A Xerox entrega a análise de dados para professores que podem ser acessados de uma forma bastante amigável”, afirmou Adele Bovard, superintendente da Webster School District, um dos distritos participantes do Ignite em Nova York. “Em vez de perder tempo corrigindo provas e interpretando informações, os professores podem rapidamente acessar recortes pertinentes e focar em encontrar as necessidades dos estudantes individualmente. É revolucionário para nós.”
Como funciona
Se, por exemplo, um professor da terceira série quer saber como a classe aprendeu uma lição sobre frações, ele pode scanear as lições de casa e avaliações para o sistema Ignite em alguma das multifuncionais Xerox.
Usando a tecnologia “image capture”, o software lê e analisa os trabalhos dos estudantes em minutos. Então – em tempo real – o professor pode selecionar como ele quer ver as informações escolhendo a partir de uma série de relatórios de uma página, como:
▪ Um resumo curto da aula que mostra quem precisa de reforço, em que área e quem está pronto para seguir em frente;
▪ Um relatório de “contexto” mostrando como cada estudante está desenvolvendo habilidades específicas ao longo do tempo;
▪ Um relatório de performance de alto nível que ajuda professores de terceira série a compartilhar melhores práticas e grupos de estudantes para grupos de trabalho;
▪ Um relatório de feedback para os alunos que diz a cada estudante no que ele precisa se empenhar mais.
“A digitalização e a tecnologia mark lifting não só reduzem o tempo gasto na correção de documentos como permitem aos professores terem mais disponibilidade de se dedicarem ao dia-a-dia de trabalho da sala de aula", disse o cientista principal da Xerox Eric Hamby. "Os professores que usam o sistema pela primeira vez já conseguem perceber num piscar de olhos as necessidades de seus alunos."
Ignite também torna mais fácil administrar, pontuar e avaliar o conteúdo com base em metas acadêmicas definidas para as escolas e para os alunos, acrescentou Eric. O sistema já está disponível para que as escolas possam preparar-se para a plena implementação para o ano letivo 2013/2014.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.