A impressão transacional é composta por documentos ligados a transações financeiras. São contas de água, luz, telefone, além de carnês, boletos e faturas diversas. São documentos necessários e que precisam estar impressos com perfeição, pelo uso de números e códigos de barra. Por ser uma comunicação individual com informações importantes, o mercado viu uma oportunidade de transmitir por ele mensagens dirigidas. Aí surgiu o transpromo.
O transpromo ou transpromocional é uma evolução do transacional. São os mesmos documentos - extratos, cheques, carnês, documentos de segurança -, porém com mensagens promocionais. O grande chamativo desta categoria de impressão é sua alta taxa de abertura: praticamente 100% das contas são abertas, com uma alta taxa de atenção com a mensagem nela contida.
A impressão transpromo traz desta forma um novo modo de fazer propaganda e pode ser inserida como elemento de uma campanha de marketing que utiliza de diferentes canais de divulgação. Esta possibilidade é amplamente usada por companhias financeiras, como bancos, e também de telefonia e outros segmentos.
A impressão digital aumentou a capacidade de fazer uma propaganda ainda mais direta e personalizada, especialmente com o uso de dados variáveis. Levando em conta que, graças à tecnologia de Big Data, as grandes empresas possuem hoje uma infinidade de dados sobre seus clientes, a propaganda consegue atingir seu alvo com máxima eficiência.
Números reforçam confiança
A pesquisa da Two Sides divulgada no mês de outubro mostra que os brasileiros gostam de receber documentos importantes em papel. A maioria prefere contas, carnês de impostos e relatórios médicos/exames laboratoriais impressos (61%, 66% e 65%, respectivamente).
O número aumenta quando o que se está em discussão é o direito de decidir entre informes impressos e digitais: 90% dos consumidores concordam que devem ter o direito de escolher entre o formato impresso e o digital para informes bancários e contas, sem terem que pagar mais pelo impresso.
Ainda no relatório da Two Sides com os brasileiros, 60% considera que os informes impressos deixam a tarefa de controlar as despesas algo mais fácil. A segurança também é outro fator levado em consideração: 74% dos respondentes sentem-se preocupados quanto à segurança de seus dados em caso de pagamentos eletrônicos e 71% consideram mais seguro guardar cópias em papel de todos os documentos importantes.
Como aprimorar a mensagem no canal transpromocional?
O transpromo, como vimos, é um eficiente canal de vendas. Para o empresário de impressão que deseja investir no segmento, o conselho é pensar além do produto e atingir também o serviço. Ou seja, não é só imprimir: é prestar toda uma consultoria para o cliente saber como usar a ferramenta da forma certa e assim querer repetir o projeto mais vezes.
Anote algumas dicas úteis:
- Mude o tópico da mensagem: Não comece com as mensagens de impacto tradicionais; ao invés disso, aborde o valor da comunicação transpromocional. O transpromo deve fazer da comunicação da empresa como um todo.
- Envolva o alto escalão de seu cliente: um diretor que entenda o valor do transpromo pode ser um grande aliado na hora de obter verba para colocar o projeto em ação e colocar o time de seu cliente para trabalhar colaborativamente.
- Comece a conversa falando sobre o valor da educação personalizada que o documento transacional oferece. A mensagem promocional tomará um rumo natural uma vez que as empresas conseguirem ver os resultados obtidos com a educação dos próprios clientes.
- Como em qualquer esforço de comunicação de marketing, certifique-se que os objetivos de negócios estão claramente especificados e adote métricas para medir o resultado obtido com a ação do transpromo.
O transpromo na ExpoPrint Latin America 2018
O transpromo tem seu espaço reservado e garantido na ExpoPrint Latin America 2018. Todas as ferramentas necessárias para produzir um material transacional de qualidade com uma propaganda focada estão na feira: são impressoras de diferentes tecnologias, substratos, consumíveis, tintas, maquinário de acabamento e softwares que são fundamentais para automatizar o fluxo de trabalho e trazer a chance de impactar diretamente cada cliente. Cadastre-se para visitar a feira em: www.expoprint.com.br/visite.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.