A Smurfit Kappa desenvolveu uma solução para a Nestlé para ampliar a visibilidade da marca nos pontos de venda. Como resultado, a nova embalagem apresentou 94% de aumento na visibilidade e 153% de crescimento da atenção da marca, segundo estudo realizado pela Smurfit Kappa.
O modelo priorizou materiais de alta reciclabilidade, enquanto promoveu um formato que simplifica a organização do produto na prateleira, com mais agilidade de reposição. “A parceria com o time da Smurfit Kappa nesse projeto foi fundamental para encontrar uma solução atendendo a expectativa do time marketing, com agilidade, qualidade e que não houvesse investimento no equipamento que até então era recém adquirido pela Nestlé”, comenta Rogério Bastos, coordenador de projetos da Nestlé.
Para isso, a Smurfit Kappa encarou o desafio de desenvolver uma solução nova e versátil, mas que se adequasse às especificações e dimensões utilizadas anteriormente para atender a produção automatizada do cliente. Nessa versão, a caixa que antes servia somente como transporte dos produtos passa a ter a opção de se tornar um display para exposição dos produtos e diferenciação da marca perante os consumidores nos pontos de venda.
"Nosso modelo de co-criação com a Nestlé permitiu entender rapidamente suas necessidades e entregar de forma rápida uma solução além das expectativas do cliente. Realizamos um estudo detalhado para produzir uma estrutura que atendesse as exigências de resistência e os padrões da linha de produção já existente. Para isso, usamos nossas ferramentas de inovação para realizar os testes necessários para proteger o produto e entregar a melhor visibilidade do produto na gôndola", afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil.
Impressão e dados
A companhia usou os dados das ferramentas proprietárias para obter resultados mais alinhados com os objetivos do cliente. Um exemplo foi o Pack Expert, tecnologia que auxilia na definição da estrutura do papelão, levando em consideração o tipo de conteúdo, peso, a quantidade de produtos por caixa, o empilhamento, os aspectos de cadeia logística, características de armazenamento, tipos de impressão etc.
Outra ferramenta foi o Eye Scan, software que captura o movimento dos olhos do consumidor, que combina milhões de dados e informação para avaliar o poder de atração das embalagens nos pontos de venda, permitindo uma análise de comportamento, por meio de mapas de calor e gráficos. A ferramenta permite mensurar e adaptar características da embalagem e, a partir dessas mudanças, o produto passou a ser encontrado 16% mais rápido nas prateleiras.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
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