A Smurfit Kappa foi reconhecida no GDUSA Digital Design Awards, premiação norte-americana especializada em design gráfico pelo desenvolvimento de uma solução personalizada para a empresa Vintimtim, franquia de vinhos em taça.

A solução venceu na categoria "Vinho, cerveja, licor e destilados" com o projeto que fomenta a inovação por meio da otimização da experiência dos consumidores, com um novo design que reforça a originalidade do produto, em uma embalagem capaz de comportar as três opções da bebida de maneira segura.

A empresa criou uma embalagem sustentável, 100% reciclável e biodegradável, com suporte para acomodação das taças feito de papelão ondulado, que permite o transporte sem movimentar o produto, garantindo a segurança na entrega. O design foi personalizado e otimizado para incluir o nome do cliente por fora da caixa sem a necessidade de impressão em ambos os lados.

"Com o intuito de impulsionar a missão da Vintimtim de democratizar o consumo de vinho, analisamos junto ao cliente a cadeia de suprimentos e definimos as características que a embalagem deveria ter para entregar a experiência adequada ao consumidor, usando nossas InnoTools, ferramentas exclusivas proporcionam uma abordagem personalizada para alcançar a solução mais assertiva, alinhada com os objetivos individuais de cada cliente. A partir dos insights obtidos, a equipe de inovação iniciou uma série de estudos e testes, visando entregar uma experiência excepcional com um impacto significativo para os consumidores", afirma Rafaella Rufino, Gerente de Inovação e Desenvolvimento da Smurfit Kappa.

A criação

O processo de criação contemplou o reforço da proposta de valor da marca de forma objetiva para que conectasse ainda mais os clientes aos benefícios da Vintimtim, que oferece a mesma quantidade de uma garrafa de vinho, distribuída em três taças com tipos diferentes, para uma experiência completa.

“Precisávamos de uma caixa resistente, fácil de montar e que marcasse presença, a Smurfit Kappa rapidamente entendeu nossa necessidade e criou uma solução que aconteceu como em um passe de mágica. O mais interessante desse casamento foi a combinação de inovações no produto e na embalagem, além, claro, de receber a premiação do GDUSA com a nossa linda embalagem”, afirma Henrique Congo, CEO da Vintimtim.

A inovação

Orientada ao sucesso dos clientes, a companhia dedica um espaço exclusivo para fortalecer esse objetivo, o Centro de Experiência, localizado em São Paulo. São mais de 25 Centros pelo mundo, que fomentam a colaboração e aprimoram o desenvolvimento de soluções personalizadas, tecnológicas e ambientalmente responsáveis.

Os espaços contam com tecnologias de ponta e metodologias de estudos voltadas a testes, além de pesquisas que aprimoram o desenvolvimento de embalagens.

Com isso, é possível conectar ideias e criar uma rede de inovação, proporcionando um ambiente de co-criação em que é potencializado o aprendizado no ecossistema colaborativo da companhia pelo mundo.

"Os Centros de Experiência ajudam a fomentar a mudança na concepção de embalagem para o consumidor, fazendo com que as soluções mais sustentáveis se tornem agentes de inovação para o planeta e futuras gerações", completa Rafaela.