Como encontrar caminhos para atender às demandas por impressos de uma sociedade em constante mudança? A Printi está atenta ao que acontece ao seu redor e vem fazendo fortíssimos investimentos em seu parque de impressão para captar a procura por soluções.
Fábio Carvalho, CRO e COO da Printi, conversou com a ExpoPrint & ConverFlexo sobre a visão atual da companhia, especialmente seu foco nas baixas e médias tiragens. Hoje, a Printi é parte do Grupo Cimpress, que fatura US$ 3,3 bilhões por ano, e que domina a operação web2print no mundo, com parques gráficos focados em média e baixa quantidade em mais de 20 países.
A Printi passou por um rebranding para ser multicanal e atender a todas as necessidades das empresas por materiais impressos. "Hoje temos mais de R$ 200 milhões em equipamentos com muita tecnologia embarcada e contamos com 7 gráficas dentro de uma só para áreas como editorial, promocional, adesivos e rótulos, brindes, embalagem, comunicação visual, entre outras".
O executivo relata que a Printi apresenta ao mercado que pode atender o cliente de diferentes formas quando se pensa, especialmente, em baixas e médias tiragens. Para isso, além de todo o processo online pelo site, possui um time de inside sales e field sales, trabalhando de forma consultiva para atender a demanda dos clientes por materiais gráficos personalizados.
Impressão Editorial
O mercado no qual a Printi vem colhendo excelentes frutos é o editorial. A gráfica vem executando parcerias estratégicas com editoras para a produção de livros em médias e baixas quantidades. Com essa nova demanda, a gráfica quadruplicou a produção de livros no seu parque gráfico e, para o próximo ano, projeta mais crescimento.
"Enxergamos a forte demanda por impressos editoriais, especialmente livros, em pequenas e médias tiragens e não havia ninguém atendendo. Estamos em contato direto com as editoras com nossos times para fazer o impresso com alta qualidade em tiragens, por exemplo, a partir de 100 unidades e indo até cerca de 3.000, em geral", destaca Fábio.
Com as editoras não tendo mais gráficas e a diminuição na demanda por altas tiragens de materiais, a Printi conseguiu ingressar neste mercado de demanda reprimida, especialmente por conta da quantidade de recursos que consegue oferecer em acabamento, com quase 100% do acabamento feito in house.
O segredo é a união da impressão digital com enobrecimento de impresso de qualidade. A Printi atende no segmento editorial uma variação entre 200 a 3 mil unidades. Até 300, o projeto fica no digital - que é a grande maioria dos casos. Mais do que isso - e variando caso a caso - a produção vai para o offset, mas ainda assim com custo competitivo.
Entre os acabamentos, a Printi oferece lombada, grampo e, recentemente, adquiriu uma Scodix, que passa a oferecer recursos incríveis de enobrecimento do impresso. Hoje, a Printi atende no mercado editorial os livros educacionais, apostilas, mangás e o principal que são os livros em pequenas e médias tiragens.
Outro investimento é uma Horizon, para gerar uma linha híbrida que poderá produzir até quatro mil lombadas por hora, podendo fazer outra entrada na máquina one by one.
“Realizamos um conjunto de investimentos, alguns equipamentos já chegaram e outros serão instalados durante 2025. Vemos também o pedido sob demanda do livro que teve a primeira edição impressa em offset. Nós somos, por exemplo, a melhor solução do mercado para atender a reimpressão dos livros das editoras, podendo realizar produção sob demanda, praticamente são pequenas tiragens. No nosso site há muitos pedidos em editorial a partir de 10 unidades. Mas temos nesse nicho um forte foco para atender a demanda em nossos canais comerciais, contatando as editoras de forma direta".
Comunicação visual
Aproveitamos para falar com Fábio Carvalho sobre a atuação da Printi em outras áreas, como a comunicação visual. "É um mercado com grande potencial. Temos uma demanda que acontece naturalmente em nossos canais por totens, placas, cubos e cartazes. Quando pensamos em têxtil, temos telas decorativas. Podemos entregar uma unidade de tela decorativa em canvas, com o mesmo tecido usado para pinturas artísticas, mas impresso em digital”.
Adesivo impresso
A Printi entrou com força em adesivos impressos e, no começo do ano que vem, terá enobrecimento em adesivo digital - e até em mais materiais. "Vamos poder enobrecer tudo que pelas nossas HP Indigo e também que é impresso na nossa Durst, de adesivos e rótulos. Vamos inserir hot stamping, verniz, aplicar laminação, em odos os produtos de papelaria e adesivos e rótulos, oferecendo isso a partir de quantidades que podem se iniciar em 10 unidades, em alguns casos, além de embalagens de micro ondulado, com aplicação de verniz e alto relevo".
Embalagem impressa
Sobre a embalagem, Fábio Carvalho relatou o excelente crescimento de dois dígitos ano a ano. "Acreditamos que vamos crescer ainda mais nas embalagens com nossos investimentos, especialmente por conseguir aplicar mais enobrecimento", conta.
Também com foco em pequenas e médias tiragens, a Printi atua em embalagens tanto em offset como em digital para áreas como e-commerce, embalagem de transporte, cosméticos, lojas de varejo, roupas, entre outras.
Uma outra novidade, por exemplo, está nas sacolas, após o lançamento da Sacola Teepee, uma sacola de papel sem uso de cola, que é uma exclusividade da Printi no mundo web2print e permite que clientes comprem pequenas quantidades com alto nível de personalização e possibilidade de enobrecimentos diversos, destacando-se principalmente o hot stamping, ou outra aplicação. A Scodix também ajudará nas pequenas tiragens especiais para aplicações com braille. "Temos uma variedade enorme de possibilidades de acabamentos e tecnologias em uma mesma empresa que é um diferencial quando se pensa em parques gráficos na América Latina", completa.
Papelaria impressa
No site, o campeão ainda é a área chamada de "papelaria", como flyers, folders, folhetos e cartões de visita. Esse é outro nicho com muita tecnologia embarcada, especialmente para oferecer o melhor em acabamento e enobrecimentos.
Assim, a Printi fortalece seu posicionamento em ajudar as empresas e pessoas físicas em todas as suas necessidades por materiais impressos - e os investimentos seguem de olho nas evoluções do próprio mercado gráfico.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.