Entender as particularidades de cada cliente e oferecer um serviço customizado e diferenciado. A impressão sob demanda, que oferece a vantagem do tratamento individualizado para atender melhor aos anseios do consumidor, foi o tema tratado por Rodrigo Abreu, presidente da AlphaGraphics Brasil, durante evento intitulado Repense e Komuniq que aconteceu no dia 22 de outubro passado.
Com a presença de executivos do mercado gráfico brasileiro, o evento foi promovido para apresentar o Mailstream Engage, solução exclusiva de marketing direto para impressão e montagem de correspondências promocionais, último lançamento da Pitney Bowes no Brasil e já disponível na AlphaGraphics Pinheiros.
Abreu destacou as transformações do mercado de impressão, principalmente a partir do início do século XXI, em que as mudanças acontecem em rápidos intervalos. Ele relatou a chegada da impressão digital, o fortalecimento da impressão digital sob demanda e seu foco corporativo, que passa a ser cada vez mais competitiva em relação às altas tiragens e impressão offset.
A AlphaGraphics compreendeu a mudança do mercado: “Tivemos que rever nosso posicionamento e entender que podemos participar com nossos clientes não mais só na ponta do processo, onde chegava e tinha tudo pronto para ser impresso, mas a se envolver mais, discutir estratégia com o cliente, falando sobre marketing com ele, fazendo inclusive o design”, explica Rodrigo Abreu.
Para o presidente da AlphaGraphics, em um mundo repleto de marcas buscando a atenção do público, é fundamental desenvolver estratégias que atraiam os olhares do consumidor. Abreu citou o livro A Economia da Atenção, de Thomas Davenport, quanto ao fato da “atenção ser a moeda mais escassa do mundo dos negócios”.
É preciso, então, entender as pessoas, trabalhar além da comunicação personalizada e chegar à comunicação chamada individualizada. “Não existem duas pessoas iguais; e se não existem duas pessoas iguais, por que se comunicar com duas pessoas com a mesma mensagem?”, questionou Rodrigo Abreu.
A impressão sob demanda é a resposta para explorar a individualidade e atrair a atenção do consumidor. Há números que provam como uma mala-direta pode se tornar mais eficiente. O presidente da AlphaGraphics contou que apenas o fato da mala-direta ter o nome do destinatário já aumenta em 44% a chance de abertura do material. Se a mala-direta tiver o nome e for colorida, o índice já sobe para 135%.
Quando é usada a inteligência da informação, com a ajuda de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) para levar o assunto ainda mais personalizado, a chance de chamar a atenção é imediatamente 500% maior. A estratégia e os números valem também para outras formas de comunicação, como e-mail. “É isso que a economia da atenção exige e é isso que a AlphaGraphics, junto com a Pitney Bowes, pode prover: mandar comunicações absolutamente individualizadas de alto impacto”.
O presidente da AlphaGraphics Brasil encerrou contando um premiado case feito em parceria com a agência F/Nazca para uma marca de cerveja, um dos primeiros cases com venda de cerveja por crossmedia, usando mala-direta personalizada para a divulgação. O produto – uma nova versão de garrafa - não era vendido em todos os lugares, o que prejudicava a divulgação pela mídia de massa, pois muitos clientes buscavam a novidade e não encontravam.
“Mandamos para um mailing específico de 22 mil pessoas de Curitiba que gostavam do produto cerveja um mapa impresso personalizado a cada um deles, mostrando onde ele estava e com a geolocalização onde conseguiria comprar a cerveja. As pessoas iam até o estabelecimento com a mala-direta na mão; o case virou até um viral”. Cada pessoa tinha uma URL personalizada, sendo possível ter todas as métricas para mensuração de resultados e reforço da campanha. Para finalizar, o outro lado também recebeu atenção: os donos dos bares receberam a mala-direta informando da iniciativa, para que eles estivessem prontos para o atendimento aos clientes.
Para alavancar os negócios de marketing direto, a AlphaGraphics Pinheiros adquiriu recentemente a Mailstream Engage, da Pitney Bowes. Os clientes têm agora em mãos a solução ideal para criar pacotes personalizados de alto impacto e irresistíveis à abertura, que geram taxas de respostas até 10 vezes maiores do que a mala-direta tradicional.
A Mailstream Engage adiciona conteúdo como cartões de visita e fidelidade, podendo inserir até quatro peças de comunicação, coloridas e com documentos dupla face. Com o uso de material no tamanho A4, possibilita a criação de pacotes excepcionalmente dobrados, o que elimina custos e a ineficiência operacional associada aos envelopes tradicionais. Compacto, o equipamento ocupa pouco espaço na sala de acabamento.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
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