Expectativa superada. Essa é a sensação da Compulaser nos quatro primeiros dias da ExpoPrint. “Nós estamos surpresos com o resultado positivo”, diz o diretor comercial da empresa, Renato Oliveira. Responsável pela criação e comercialização do Guia Profissional - Gráficos e Designers (Sensações), a empresa contabiliza números desse sucesso, em relação ao material lançado com exclusiva nesta ExpoPrint.
“Tínhamos uma expectativa em relação à distribuição deste produto e ela foi superada. No meio do dia, tivemos que buscar mais um lote para atender a demanda. Foram vendidos 1,6 mil unidades em quatro dias de feira”, explica Oliveira, também autor do guia.
A Compulaser produziu cinco mil unidades, dessas mil em inglês e as demais em português. “Na feira foram disponibilizados três mil para a venda. Não tínhamos uma expectativa tão grande, mas o movimento da ExpoPrint está nos possibilitando um grande giro de pessoas e ótimas vendas”, explica a gerente de marketing da Compulaser, Talita Moser Chagas Marsola.
O guia é resultado de uma reunião do melhor oferecido pelo mercado em termos de impressão. “Saímos em busca dos principais fornecedores da área gráfica. Além disso, uma pesquisa foi feita para saber do mercado o que ele próprio exigia em termos de impressão, em relação à tecnologia e recursos inovadores”, conta Talita.
A segunda edição do guia (a primeira foi lançada em 2012 com a participação de 13 parceiros) conta com a reunião de 26 empresas. “A ideia de mostrar um diferente recurso gráfico em cada lâmina, em vernizes, texturas, tonalidades, enfim, sensações. O que tiver de mais inovador em termos de acabamento gráfico. Cada lâmina é capaz de despertar um tipo de sensação além de informar as empresas envolvidas no processo e as especificações de cada impressão”, diz Oliveira.
As sensações despertadas pelo guia são as mais variadas possíveis. Existem laminações com destaques em glitter, em texturas em materiais que imitam pelos de animais, outras que permitem a comunicação de deficientes visuais. O destaque vai para uma laminação com recurso que permite queimar parte dela e revelar a mensagem. Com um simples movimento das mãos, em cima da imagem, a mensagem projetada no papel some novamente. Outro destaque vai para a laminação que necessita de água para identificar a mensagem impressa.
O guia possui ainda um conteúdo técnico, possibilitando um aprendizado aos profissionais do setor de impressão. Nessa seção são disponibilizados os tipos de fontes mais utilizados, como fazer corretamente o fechamento de arquivos, o direcionamento de público, a psicologia das cores, enfim, um misto que possibilita ao leitor uma gama completa de aprendizado nesta área.
Com o intuito de atribuir bom público ao próprio estande, a Compulaser organizou uma ação no estande da parceira Scodix, onde os visitantes recebem um card vale presente para conhecer o espaço da empresa e receber um brinde com um sistema inovador combinando impressão e software. Trata-se de um sistema de decodificação de mensagens, denominado DCL, revelando mensagens através de um leitor ótico lenticular. “Essa estratégia tem movimentado o estande”, afirma Oliveira. A empresa disponibilizou três mil cards para a ExpoPrint.
Com a apresentação de tecnologias e recursos ultramodernos, como a Realidade Aumentada através da Segmarketing de Israel, a concepção do Guia tornou-se possível devido ao inestimável apoio e confiança de notáveis profissionais do segmento gráfico, os quais acreditaram na idealização de um projeto arquitetado para auxiliá-los na profunda compreensão em satisfazer e surpreender nossos clientes. As empresas parceiras desta edição: HP; Prolam; Arjowiggins; Derprosa Film; Overlake; Suzano; Crown Roll Leaf; Adhespack; Segmarketing; Hotgraf; International Paper; Papirus; Agfa; T&C/Scodix; Heidelberg; Efeito Visual; Huber Group; Formatriz Facas; Málaga; Bronzart Clicheria; Green Packing; Wire-teck; 3Design Interativa; Direct Smile e Antalis.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.