Sucesso nos últimos anos, a impressão digital têxtil - também conhecida como estamparia digital - não para de crescer. De acordo com uma pesquisa da Smithers Pira, a cadeia que em 2018 era de 2,83 bilhões de euros pode chegar a 4,9 bilhões de euros em 2023, um crescimento composto (CAGR) anual de 11,6%. Isto representa 2,17 bilhões de metros quadrados de tecido impresso em maquinário inkjet.

O crescimento é enorme no mundo todo e no Brasil não é diferente. Empresas de diferentes portes já notaram a importância da estamparia digital para atender distintas demandas em suas produções. Então, fica a pergunta: onde está a impressão digital têxtil? Vamos contar para você diversos mercados em que ela atua.

Para começar, vamos falar da personalização máxima através da tecnologia DTG - direct to garment, ou seja, diretamente no vestuário. Tradicionalmente, são máquinas de pequeno porte, “de mesa”, como alguns chamam. Porém, não é só isso: hoje muitos fabricantes já possuem máquinas com velocidade e capacidade de produção bem maiores do que um vestuário por vez.

Nessa categoria, o item mais conhecido, claro, é a camiseta estampada. Já há lojas em shoppings, por exemplo, em que você pode escolher a cor da camiseta, o estilo da estampa e você tem a sua camiseta impressa na hora, exatamente do jeito que você quer. Uma excelente forma de diminuir custos de estoque e também de coleções perdidas. É a impressão totalmente customizada.

Essas máquinas trazem possibilidades criativas: que tal levar esta “máquina de camisetas” a um evento (casamento, formatura, premiação, evento corporativo, feira) e imprimir na hora camisetas para os participantes? Isso traz recursos fantásticos e pode fortalecer sua marca, pois uma bela camiseta sempre será utilizada. Com isso, você pode criar seus designs e modelos, combinando com diferentes cores e tamanhos.

Estamos falando de camisetas, mas se bem utilizada essa tecnologia pode imprimir também outros itens, como lenços, bonés, calças e bermudas, isso claro dependendo do tecido que for utilizado, visto que a tecnologia, como qualquer outra, tem suas limitações. Porém, em uma indústria em que há uma demanda cada vez maior por questões ambientais, não desperdiçar é item fundamental.

Falando em indústria, se tem uma que vem entendendo os benefícios da estamparia digital é a moda. Não adianta você imprimir milhões de peças de um vestuário e depois descobrir que ele não agradou a ninguém ou não ficou bem ajustado. O digital, por ter a capacidade de produzir peça por peça, é um grande aliado de estilistas que podem prototipar suas peças de acordo com seus gostos e necessidades, sem ter o medo de ter prejuízos ao errar. Nesse caso, as impressoras sublimáticas são as mais utilizadas por sua maior capacidade de variar em modelos e tamanhos de estampa. Temos vários cases de semanas de moda que tiveram coleções de renomados estilistas impressas digitalmente.

A personalização em menores tiragens também faz parte da capacidade sobre como utilizar a impressão digital têxtil com qualidade. Há mercados incríveis como times de futebol amador, equipes de pescaria, customização de uniformes de empresas, de festas ou eventos (diferente do caso acima, aqui estamos falando de produção em sua empresa e não durante o evento), e muito mais. A sublimação é uma bela opção para esse tipo de trabalho.

Passando das tiragens menores às maiores, a impressão digital cresceu muito quando falamos em mega produções, e já está sendo muito usada para produção industrial de tecido impresso. Aqui temos novamente a sublimação e o que muitos chamam de DTF (direct to fabric, ou seja, impressão direta no tecido). A solução vem sendo adquirida pelos grandes produtores têxteis no Brasil e no mundo pensando em produções diferenciadas e que possuem um apelo sustentável, pois a estamparia digital gasta menos água e energia, um grande problema do têxtil atualmente.

Por enquanto, falamos apenas de vestuário, correto? É, claro, a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em tecido. Porém, a estamparia digital pode ser usada para outros mercados. Um deles já é gigante no exterior e, agora, vem entrando com intensidade no Brasil: o soft signage, a comunicação visual feita em tecido.

Ela é muito usada para fazer a sinalização em lojas, nos shopping centers, pontos de venda, quiosques, em eventos e feiras corporativas. O soft signage pode para fazer a promoção de uma loja, expor a marca e também sinalizar. E por que a impressão digital em tecido vem sendo usada nessa área? Há algumas razões.

O “banner impresso em tecido” tem valor agregado maior que outros materiais, assim ele pode ser comercializado para setores diferentes e com melhores margens. Ele é muito leve, gerando menos custos de transporte; ao ser dobrado e embalado, ele não sofre alterações, diferente de outros materiais que acabam ficando com “marcas”. Isso traz versatilidade de uso e facilidade de instalação, mais um ponto positivo a favor do soft signage. Com tudo isso, ele acaba sendo facilmente reaproveitável caso a mensagem possa ser replicada em outra oportunidade.

Além de tudo isso, a sinalização em impressão digital têxtil é sustentável, pois também reaproveita esta já citada economia de recursos e, ainda, tem menores problemas com reciclagem. É justo dizer que, ainda, o tecido acaba tendo um custo direto mais elevado do que a impressão em outros substratos, mas vale a pena considerar esta capacidade vendo os benefícios citados ainda.

E acabou? Não! O tecido impresso digitalmente vai além e pode ser usado na decoração. Parte dela é o que citamos no soft sigange, com totens, faixas e banners todos impressos em tecido. Mas dá para ir ainda além e sem limites para a criatividade: quer fazer uma cortina com a estampa de sua preferência? É possível com o digital! Quer fazer o tecido de uma cadeira de praia exatamente com a imagem que você deseja impressa nela? Também pode ser feito!

Dependendo do tecido, é possível se destacar na indústria de cama, mesa e banho, por exemplo. Já pensou tudo que pode ser feito? Toalhas de mesa, almofadas forradas, puffs, colchas, tecido para forrar móveis e muito mais.

Aqui vai outra observação importante: as empresas conseguem, com o digital, olhar as tendências e, rapidamente, produzir o que está “bombando”, seja em cores, formatos ou imagens. Essa é a vantagem da estamparia digital: a rápida adaptação ao que está ocorrendo ao redor - para os empresários que possuem essa visão de mercado.

Demos uma série de exemplos de onde está a impressão digital têxtil, e ainda tem muito mais que já existe e ainda que pode surgir conforme a tecnologia for avançando.

ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022

Se sempre deixamos claro que a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 é a feira de todas as impressões, é evidente que estamos falando também da estamparia digital! No maior evento de impressão das Américas, você verá impressoras de todos os portes ao vivo e em funcionamento, desde as versáteis impressoras DTG, passando pelos equipamentos de sublimação até as versões industriais das máquinas. E não é só isso, equipamentos para preparar e finalizar o tecido também estarão presentes, assim como tintas e softwares essenciais para conduzir o projeto.

A ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 acontece de 5 a 9 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. Você já pode fazer desde já a sua credencial gratuita de visitação e ficar preparado para entender este novo mundo. Acesse: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro.

Fonte da Pesquisa: Smithers Pira: www.smithers.com/resources/2019/mar/digitally-printed-textiles-to-reach-4-90-billion