A sociedade atual está sempre buscando olhar para o presente pensando nos impactos para o futuro. Não há dúvidas que passamos por um momento fundamental: precisamos repensar nossa relação com o meio ambiente buscando um futuro melhor para as futuras gerações.
Quando pensamos em nosso mercado, já sentimos que esse é um pensamento que precisa estar desde já nas práticas das gráficas e convertedoras. Quem não entender isso muito possivelmente perderá cliente - se é que já não perderam. Esta demanda é ainda maior na indústria de embalagens. Por isso hoje decidimos refletir: qual o futuro da indústria de embalagens? Vamos citar aqui vários pontos:
- Sustentabilidade
É impossível dissociar embalagem e meio ambiente. Sabemos que hoje há um problema grave no descarte dos materiais e precisamos pensar em formas de diminuir o impacto - dentro e fora de nossa indústria. Hoje temos tintas feitas com alta tecnologia e que possuem baixíssimo ou nulo impacto no meio ambiente. O mesmo pode ser dito sobre uma série de substratos impressos que são mais biodegradáveis ou mais facilmente recicláveis.
Além de amigos do meio ambiente, os substratos não podem perder sua essencial característica de proteção, seja uma embalagem de alimento, bebida, produto de higiene ou qualquer outro item. Com o avanço do e-commerce - falaremos mais à frente - a embalagem precisa encontrar o essencial equilíbrio entre proteger o item nela acondicionado, se destacar em beleza e design e ainda respeitar o meio ambiente. Não é uma missão fácil, mas os times de Pesquisa & Desenvolvimento pelo mundo estão atrás de encontrar este ponto.
Vamos dar um exemplo muito interessante e brasileiro! Tendo em mente o conceito de embalagem inteligente, o time da UFLA (Universidade Federal de Lavras) vem promovendo diversos estudos. O Laboratório de Materiais e Biossistemas do Departamento de Engenharia pesquisa embalagens a partir de polímeros biodegradáveis para aplicações nas mais diferentes áreas.
Um dos casos foi usar o polímero natural conhecido como pectina - encontrado na casa de laranja e outros vegetais - juntamente com óleo essencial de copaíba para desenvolver filmes biodegradáveis. Essa embalagem interage com o alimento e aumenta sua vida de prateleira.
- Novas demandas do consumidor e tecnologia de ponta
Além da exigência por embalagens sustentáveis, vindas especialmente das novas gerações, o consumidor irá ditar mais regras na produção de embalagens. As embalagens precisam ser cada vez mais práticas. Na luta pela escolha na gôndola, a embalagem precisará se destacar mais. Um exemplo é buscar praticidade nas embalagens menores - também conhecida como “on the go”, ou seja, pacotes em que a pessoa pode colocar na bolsa ou na mochila para consumir em qualquer lugar, que pensem muito na conveniência ou ainda com fácil abertura e fechamento para consumir mais de uma vez.
Já notamos isso em vários mercados, como nas caixas de leite, e veremos cada vez mais, com as famosas embalagens “abre-fecha”. As embalagens flexíveis em stand-up pouch possuem ótimas capacidades de atender essa demanda. Ou seja, quanto mais prática a embalagem for, mais provável será ela a escolhida pelo consumidor. Ainda em tendências, os “alimentos prontos” crescem - como no mercado de congelados com cada vez mais opções de alimentos que estão prontos para consumo - e a embalagem que ajudar o dono de marca a oferecer um produto que economize tempo de preparação também sairá na frente.
Quer saber outra demanda do consumidor? A embalagem consciente, ou seja, que deixe muito claro informações nutricionais, data de validade, como aquele produto foi produzido e quais itens contêm nele. Já há no mercado embalagens com QR Code para você saber exatamente tudo sobre aquela embalagem, fazendo um rastreio completo - você consegue saber até de que fazendo saiu a carne que você vai consumir.
O QR Code é só um ponto dentro do pensamento de embalagem inteligente. Com capacidades como o RFID, a embalagem se transforma completamente, facilitando rastreio, logística e protegendo contra falsificação. A tecnologia de antenas presente no RFID é o que vai possibilitar, por exemplo, as “lojas inteligentes”, em que você entra, pega os itens e sai sem “precisar pagar na hora” - o RFID vai escanear tudo que você levou e automaticamente debitar de sua conta. A Avery Dennison, por exemplo, é um forte player na fabricação de RFID. Se você quer saber mais sobre RFID, leia esta reportagem completa da Infoflexo.
- E-commerce e customização
Se você pediu comida por aplicativo ou se fez compras online - e tenho certeza que você fez ambos - no último ano deve ter percebido uma grande evolução das embalagens. Nos restaurantes, as embalagens são mais práticas, bonitas e com mais elementos impressos.
Já nas compras por e-commerce, os produtos não estão chegando sempre naquelas caixas sem nada impresso nelas. Já há elementos impressos - e mais cores - nas caixas e nas embalagens plásticas flexíveis que chegam em nossas casas. Muitas vezes, ao invés de irem para o lixo, elas viram até um produto como um “porta-treco”, por exemplo.
Vamos além: as compras individuais oferecem a capacidade de personalização extrema, com impressos individuais. Se a empresa tem seus dados e sabe que, por exemplo, você compra online com frequência camisa social, por que não te entregar em uma embalagem com um cupom de desconto impresso para você adquirir calça ou sapato social por um preço especial? Ou se você adora comprar itens de papelaria, como agendas e cadernos, um cupom para você adquirir canetas com desconto? Há uma infinidade de possibilidades.
Quer um exemplo da evolução das embalagens? O mercado de vinhos por e-commerce. Os sites e clubes de vinho se multiplicam aos montes e as embalagens aqui são mega essenciais. Como muitas vezes esses vinhos são presenteáveis, você não irá querer que ela seja entregue em uma caixa feia, correto? E mais do que isso: não irá querer que a garrafa chegue quebrada no destino!
Então aqui, no exemplo dos vinhos temos quase todos os pontos que norteiam o futuro das embalagens: embalagens sustentáveis, que possuam uma impressão que se destaque, que possa utilizar o poder da customização e com design inteligente que proteja as garrafas e ainda impressione o cliente.
Esta foi a primeira parte de nosso material sobre o futuro das embalagens. No próximo conteúdo, vamos mostrar cases diferente sobre empresas que já estão olhando para o futuro das embalagens, seja no pensamento sustentável, no design eficiente, na impressão que se destaca, nos novos materiais e em outros tópicos.
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24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
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