Em ação da Xerox, o novo diretor-executivo de negócios para o mercado de impressão digital de alto volume e soluções para o mercado de Artes Gráficas, Luis Iglesias, apresentou em São Paulo perspectivas do setor. O evento aconteceu no Camarote Raí, no Estádio do Morumbi, e reuniu a imprensa do setor.
Luis Iglesias iniciou falando de sua volta à Xerox, após passar por outras empresas do setor. O profissional fez uma apresentação inicial citando um balanço da impressão no mundo, em especial a digital.
De acordo com Iglesias, cerca de 52 trilhões de páginas impressas são produzidas todos os anos no mundo todo, a imensa maioria em tecnologia Offset. Mas as aplicações de maior valor agregado para o cliente final e para o impressor são resultado da crescente expansão da tecnologia digital. Iglesias avalia que o caminho para a potencialização do negócio é a coexistência de ambas as tecnologias, Offset e digital, e o pleno aproveitamento do melhor potencial de cada uma.
“Os segmentos editorial, promocional, e de embalagens têm grande potencial de crescimento através de um maior aproveitamento de recursos da impressão digital. Na última década, a impressão digital registrou um crescimento global de 412%. Isso se deve ao maior acesso, disponibilidade de recursos e facilidade de uso de tecnologias para gerar valor percebido pelo cliente, entregando maior leque de serviços qualificados a custos menores”, afirmou Iglesias.
ExpoPrint Latin America 2014
Luis Iglesias também destacou os resultados alcançados pela Xerox durante a ExpoPrint Latin America 2014, ocorrida no mês de julho em São Paulo. Ele citou o aumento da presença de empresas demonstrando tecnologia de impressão digital, como segundo ele era esperado. Duas companhias que adquiriram equipamentos Xerox durante a ExpoPrint estavam presentes, caso da Copiadora Amiga dos Estudantes e a gráfica Multijob.
O novo diretor-executivo de negócios da Xerox para o setor também frisou que a companhia possui um amplo portfólio na área de impressão digital, atendendo às necessidades do mercado de diversas formas. Luis Iglesias reforçou, falando de seu retorno, que acredita neste portfólio de grande cobertura, o que "deixa a Xerox como um player único no mercado".
Embalagens e impressão digital
No encontro, Luis Iglesias destacou que o segmento de embalagens representa 6% do mercado global de artes gráficas, e que a produção de rótulos e etiquetas ocupa 10% do valor total de páginas impressas. Já no setor de livros, a impressão digital se apresenta como solução viável para editoras que enfrentam o desafio diversificar títulos e públicos com publicações direcionadas e tiragens menores.
“É nesse contexto que a tecnologia digital complementa melhor o instrumental técnico do impressor que já está acostumado com o Offset tradicional. O digital agrega maior flexibilidade e produtividade ao ambiente de produção agregando oportunidades de receita com pequenas tiragens e personalização. Na indústria editorial, esse universo engloba tendências que vão dos trade books e livros corporativos ao conteúdo didático e materiais escolares. A personalização e a maior diversidade de gramaturas e substratos também permite que a tecnologia digital agregue muito às indústrias de embalagens e ao segmento de comunicação gráfica promocional. De olho nesse mercado, a Xerox adquiriu no ano passado a Impika, para desenvolvimento, produção e comercialização de soluções de impressão inkjet que traz uma infinidade de solução de produção gráfica voltadas para manufatura, varejo, segurança, etiquetagem e embalagem”, disse.
Crédito: Yuri Zoubaref
Para o diretor-executivo de Artes Gráficas da Xerox, a estratégia ideal é oferecer produtos, aplicações e serviços diversificados no portfólio. “É importante para ‘conversar’ com todos os segmentos. Não basta falar com as gráficas apenas, é preciso alcançar as editoras. Criar sinergia perante as demandas do mercado, abordando de modo mais amplo. Na Xerox estamos alinhados e integrando todos esses atores”, complementou o executivo.
Iglesias ainda abordou o setor de fotografia e formaturas, onde os mais recentes lançamentos da linha de baixa produção e acabamento tem possibilitado o aprimoramento de funcionalidades para uma série de aplicações voltadas ao desenvolvimento de fotobooks, álbuns, posters, catálogos e material promocional de alta qualidade.
“O nosso compromisso é com o desenvolvimento do mercado. Queremos ajudar nossos parceiros e clientes a encontrar novas fontes de receita e a buscar oportunidades pensando fora do quadrado. Esse é o grande desafio contemporâneo das empresas fabricantes e provedoras de soluções tecnológicas”, conclui Iglesias.
Perfil Luis Iglesias
Com experiência acumulada em décadas de atuação no mercado gráfico e no desenvolvimento de soluções de impressão digital, nos últimos dois anos foi sócio-diretor em vendas e marketing da Comprint-Indústria e Comércio de Materiais Gráficos, gerenciando diferentes linhas de soluções do segmento gráfico (Impressão Digital de Alta Produção HP Indigo, acabamento AB graphics, impressão convencional OMET e Inkjet Atlantic Sizer/Konika Minolta e Kyocera).
Antes disso atuou também como Country Manager na HP Indigo, onde gerenciava a divisão de negócios de impressão digital de Alta Produção da HP Brasil (HP Indigo e Inkjet Highspeed Production Systems). Iglesias tem uma longa trajetória anterior na Xerox onde ocupou diversas posições de liderança nas áreas de Impressão Eletrônica, vendas e Marketing, sempre com grande foco no segmento gráfico.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.