Neste mês, diversos países do mundo celebram o "Outubro Rosa", uma campanha de conscientização focada em alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Epson, em parceria com a Avery Dennison, tem realizado ações aliadas a esta causa em países da América Latina por meio do concurso "Impressione América Latina", um projeto que visa a mostrar como a tecnologia pode ser útil na divulgação de temas relevantes para a sociedade.
O primeiro país latino-americano a receber uma execução do "Impressione" foi o Chile. Desde o último dia 24 de setembro, a fachada principal do Museu Gabriela Mistral, em Santiago, conta com uma obra de impressão em grande formato da artista Kehity Reyes, com os dizeres "Detéctame a tiempo" (Detecta-me a tempo). A obra vencedora desta etapa do concurso divulga o trabalho da ONG Conac (Corporação Nacional do Câncer), a qual também foi premiada com uma doação em dinheiro.
"Eu vivi o câncer de perto em minha família e vi como a doença começa a vir de dentro da pessoa. Foi isso o que eu quis retratar. A briga entre os dois (pessoa e doença) e que, se você não detecta a tempo, isso te consome e se entrelaça com quem você é ", afirmou Kehity Reyes, que terá sua obra exposta na fachada do Museu Gabriela Mistral até o próximo dia 23 de outubro.
Na Argentina, por sua vez, o vencedor do concurso foi Agustín Di Luciano. Desde o último dia 1º, até 31 de outubro, a fachada do Museu de Arquitetura e Design de Buenos Aires apresenta a obra feita pelo artista com o tema "Prevenir es amar la vida" (Prevenir é amar a vida). A ação resultou em doação para a Lalcec (Liga Argentina de Luta Contra o Câncer), ONG que desenvolve programas de combate ao câncer de mama através de cinco áreas estratégicas: detecção precoce, semanas de atendimento gratuito e telefones à disposição da sociedade, educação para a saúde, acompanhamento do paciente e seus parentes, e voluntariado e advocacia.
"Participar do 'Impressione' é uma boa oportunidade para continuar trabalhando e gerando visibilidade para esta causa. Um trabalho de arte gráfica de tais dimensões, em um edifício icônico de Buenos Aires, representa uma grande contribuição para a nossa missão de conscientização e divulgação de informações sobre como prevenir o câncer de mama", completou a presidente da Lalcec, Maria Graziella Donnet.
No Brasil
Em novembro, o Impressione desembarca no Brasil, onde divulgará a necessidade do desenvolvimento de atividades educativas, artísticas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes de baixa renda. Bianca Klempe foi a vencedora no País e terá sua obra exposta na Linha 4 - Amarela do metrô de São Paulo (SP), em duas portas da plataforma da Estação Pinheiros e no acesso à Estação Paulista, entre 21 de novembro e 20 de dezembro. A ONG local a receber a doação será a Casa do Zezinho, também na capital paulista.
Além de Brasil, Chile e Argentina, outros sete países da América Latina receberão ações do Impressione: Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Peru e República Dominicana. Para mais informações, acesse: http://epson.com.br/impressione.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.