A HP anuncia o uso da HP Látex para a impressão gráfica do acervo fotográfico sobre a paz social, "Making Peace" - em exposição na estação de metrô General Osório, na cidade do Rio de janeiro.

Exposta pela primeira vez na América Latina, a mostra - que ficará na cidade entre os dias 1° de agosto e 21 de setembro (Dia Internacional da Paz) - é uma homenagem aos pacificadores ao redor do mundo e aos indivíduos que fizeram uma contribuição para o processo de tomada de paz mundial.

Planejado pelo curador de Ashley Woods, as imagens foram impressas pela gráfica Geka em material reciclável, usando Tecnologia HP Látex, uma versão versátil e ecológica de impressão, que usa tintas à base d’água. Usando apenas cinco cores que representam o movimento internacional pela paz, a mostra é composta por 125 imagens que contemplam o trabalho de 111 profissionais de diversas nacionalidades que retratam mais de um século de fotografias.

A tecnologia de impressão HP Látex é uma ótima opção quando são necessários agilidade e alta qualidade de impressão. “No caso desta exposição, a secagem instantânea proporcionada pela tecnologia, permitiu a imediata laminação, embalagem e transporte, o que tornou o processo de instalação mais ágil. Em outros processos que utilizam solventes para tinta são necessárias ao menos 24 horas para o manuseio da impressão”, diz Renato Barbieri, diretor geral das áreas de Artes Gráficas da HP Inc no Brasil.

Além da rapidez na impressão, a HP Látex se destaca pelo aspecto ambiental, pois as tintas à base de água são menos agressivas ao meio ambiente. Com impressões inodoras e baixos níveis de compostos orgânicos voláteis, as tintas látex são amigáveis não só ao meio ambiente como também à saúde, já que não é necessária ventilação especial para produção em ambientes fechados.

Sobre a “Making Peace”

Produzida pelo Bureau Internacional da Paz (IPB), a maior federação da paz no mundo e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz (1910), com curadoria de Ashley Woods, a campanha "Making Peace" foi desenvolvida para comemorar o 100º aniversário do Prêmio Nobel da Paz e do Secretariado Internacional da Paz (www.ipb.org) - uma federação de mais de 300 ONGs e a maior da paz no mundo que o primeiro agraciado com o Nobel prêmio de paz em 1910.

Mais do que apenas uma exposição histórica, a campanha é uma homenagem aos pacificadores ao redor do mundo e aos indivíduos que fizeram uma contribuição - ainda que pequena - para o processo de tomada de paz. "Fazendo a Paz" (www.makingpeace.org) tem ambições educacionais, e está a ser implementado em escolas de todo o mundo durante o próximo ano.