Da grande Porto Alegre (RS), de Cachoeirinha, origina-se mais um caso de sucesso em nível de qualidade e automação de produção.
A gráfica gaúcha Odisseia, de Cachoeirinha (RS) investiu em 2011 um pacote completo de soluções Kodak envolvendo workflow, CtP, chapa e tecnologia de reticulares. Hoje, a empresa colhe os frutos do trabalho.
De origem familiar, fundada pelos irmãos Paulo e Claudio Esmério em 1998, a história da Odisseia percorreu vários setores do segmento gráfico em sua história de crescimento, como editoração eletrônica e fotolito.
Da pré-impressão, a gráfica evoluiu também para a prestação de serviços em offset. Em 2003, a Gráfica Odisseia passou a funcionar em uma nova estrutura – um prédio de 750 m2, ao mesmo tempo em que ampliava seus ramos de atuação, que hoje consiste em trabalhos nos segmentos editorial (no qual a gráfica possui o maior volume de trabalho), embalagem e comunicação visual.
“Como empreendedores, buscamos conhecimento em diferentes áreas, desde a Administração de Empresas, até Publicidade e Programação”, conta Paulo Esmério, sócio-diretor da Odisseia. Em 2005 a Gráfica Odisseia adquiriu seu primeiro CtP e, em 2007, mudou novamente de prédio, instalando-se em uma área de 1.600 m2 em Porto Alegre.
Outro ponto forte na época e nos anos subsequentes foi o alto investimento em soluções avançadas de acabamento, principalmente para os setores promocional e editorial.
“Em 2011, já tínhamos dois CtP térmicos operando na gráfica e alta produção. Quando visitamos algumas gráficas na Alemanha e notamos o número reduzido de operadores nos setores de pré-impressão, ainda que fossem empresas de grande porte e de alto volume, notamos que tínhamos gargalos a resolver. Tínhamos problemas, na época, no encaminhando dos trabalhos e no fluxo de produção, e começamos a pesquisar soluções que nos permitissem mais produtividade em uma estrutura mais enxuta”, conta Paulo.
O sócio-diretor prossegue: “Sabíamos o que queríamos. Ou seja, um pacote de soluções que fosse altamente automatizado, com baixa intervenção humana, desde a entrada do trabalho até este chegar ao cliente. E foi a Kodak que nos apresentou a melhor solução através de sua revenda local, a Zanatto Soluções Gráficas.”
Porém, Paulo destaca que, como já havia em operação dois sistemas de workflow e CtP de outras marcas, foi necessário considerar dois caminhos: “Ou partíamos para a atualização das soluções desses dois fabricantes, ou partíamos para a solução completa Kodak. Escolhemos a segunda opção”, diz. “Com a Kodak, conseguimos montar uma solução de grande automação, com o menor número de intervenção humana possível para a época (2011).”
Assim, a Gráfica Odisseia passou a contar em seu parque produtivo com um CtP Kodak Magnus 800, o sistema interligado por portal Web para tráfego, colaboração na produção e gestão de dados Kodak Prinergy InSite, e a implantação da tecnologia de retículas estocásticas Kodak Staccato.
Outro foco importante da Gráfica Odisseia, além da automação, é o uso de soluções sustentáveis. Dentro desse contexto, a empresa também começou a trabalhar recentemente com a nova geração de chapas digitais sem processo Kodak Sonora XP.
Ao longo de mais de dois anos, vários frutos já são notados. Sobretudo, em áreas críticas para várias gráficas, como andamento dos trabalhos e desperdício. “Antes, tínhamos muitos erros e menor produtividade. Hoje, com automação e uso de menos químicos, temos um processo mais seguro, lucrativo e estável”, avalia Paulo.
“A combinação tecnológica montada para a Gráfica Odisseia permitiu grande redução de custos de produção e nos ciclos de aprovação, além de assegurar um controle do processo extremamente eficiente, a ponto de possibilitar que nosso cliente trabalhasse com retículas estocásticas em 100% dos trabalhos”, diz Enio Zucchino, gerente de desenvolvimento de mercado da Kodak para soluções de Impressão Comercial na América Latina.
A Kodak apresentará suas soluções durante a ExpoPrint Latin America, a maior feira da indústria gráfica da América Latina, que acontece de 16 a 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Cadastre-se antecipadamente para visitar a feira: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro. Curta a página no Facebook: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.