A Kalmaq, que representa, entre outras fabricantes, a linha de rotativas da empresa suíça Wifag no Brasil, anunciou o fechamento de um grande negócio com o Grupo RBS, do Rio Grande do Sul.
Fundada em 1957 por Maurício Sirotsky Sobrinho, a RBS tem em sua plataforma multimídia 18 emissoras de televisão aberta, duas emissoras locais de televisão, oito jornais diários, 26 emissoras de rádio, dois portais de Internet, operação orientada para o agronegócio, Editora, Gravadora, Empresa de logística, empresa de marketing para jovens e uma Fundação de responsabilidade social. O grupo se orgulha ainda de ser líder absoluto no setor em que atua na região Sul, e está presente em seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de sucursais multimídia e escritórios comerciais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Entre os títulos do Grupo estão Zero Hora, Diário Gaúcho, Pioneiro e Diário de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul e Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina, Jornal de Santa Catarina e A Notícia no Estado de Santa Catarina. A circulação total média diária dos oito jornais é de aproximadamente 500 mil exemplares. A planta gráfica de Porto Alegre, sede do Grupo, adquiriu duas novas rotativas Wifag OF 370 S, as quais chegarão da Suíça em 2008. Segundo o Grupo, o equipamento estará operacional a partir de 2009.
De acordo com a empresa, o novo investimento tem como objetivo otimizar a circulação e atender ao crescimento pelo qual tem passado os títulos nos últimos anos. Além disso, necessidades especiais, que vêm se tornando constantes em vários jornais pelo mundo e do Brasil, como uso de policromia, também impulsionaram a opção pelas rotativas.
As Wifag OF 370 S têm velocidade para 75 mil exemplares/hora, com capacidade de produção de até 96 páginas tablóide com 64 a 4 cores, sendo que ambas máquinas podem produzir para uma única dobradeira, gerando um produto de 192 páginas tablóide com 128 a 4 cores.

Inf.: www.kalmaq.com.br