Para auxiliar as empresas da área gráfica a reduzir custos, o especialista em soluções de impressões, Dalcinei Ferreira, da Gomaq, lista as principais dicas que devem ser observadas pelos empreendedores para que o trabalho seja executado com mais precisão, menos tempo e menor custo.

- Fugir do desperdício: Existem várias formas de desperdícios em uma indústria gráfica. Entre os problemas mais comuns na rotina o especialista destaca dois: planejamento insuficiente e organização ineficaz. Ações preventivas e de controle são aliadas poderosas na otimização dos gastos, redução dos custos e aumento da qualidade dos investimentos em soluções que farão a diferença na empresa. Planejamento, Organização, Controle e Disciplina são palavras de ordem para o crescimento saudável e duradouro de qualquer empreendimento.

- Gestão estratégica de custos: Para atingir os objetivos e metas da organização é necessário que exista um diálogo constante entre líderes e colaboradores, pois a execução dos planos de redução perpassam todos os setores, departamentos e pessoas da organização. Metas estabelecidas no papel, mas não comunicadas adequadamente não são metas, são sonhos. Cumpre difundir e distribuir por toda a organização as diretrizes, e transformá-las em indicadores de gestão, para que todos possam se comprometer na busca da excelência corporativa e gestão efetiva dos custos nos quais estão envolvidos. O desperdício total é muitas vezes maior que a soma dos desperdícios individuais.

- Aposte em tecnologia: Havendo a possibilidade de escolha, as pessoas optam por serviços mais rápidos, de maior qualidade, com mais variedades e inovação. Uma coisa é certa, se a sua empresa oferece soluções rápidas, diversificadas e diferenciadas, ela sairá na frente de outras empresas que não oferecem estas opções. Não se trata somente de preço de vendas ou de descontos promocionais, trata-se do pacote completo. A indústria de produção gráfica tem a seu dispor a capacidade de oferecer produtos, serviços e soluções que comunicam o valor da empresa, a qualidade e a imagem do seu cliente e do negócio que ele produz e oferece. Quando as demandas dos clientes por agilidade, variedade e diferenciação não são plenamente atendidas por uma empresa gráfica, o cliente não esperará até que a empresa esteja pronta, ele simplesmente se vai.

- Ofereça soluções de acabamento e apresentação de documentos: No setor gráfico a diversificação poderá ocorrer por meio de ofertas integrais e variadas, o conceito “one-stop-shop”. Soluções que combinem impressões offset (core business) com as impressões digitais e opções de acabamentos profissionais.

Qualquer documento é impresso para ser apresentado, lido e depois arquivado ou descartado. Documentos impressos atraem mais atenção quando são profissionalmente elaborados, personalizados com acabamentos elegantes e sofisticados. Além disso, quando o documento é único, produzido sob medida, de forma rápida e eficiente, a satisfação do cliente é garantida, o retorno de investimento e a recorrência do serviço serão automáticos. Um exemplo deste tipo de solução é o uso dos equipamentos UNIBIND para apresentação de documentos personalizados e únicos. Consiste de um método profissional e simples de apresentar documentos impressos, uma forma de agregar valor e excelência às soluções e serviços oferecidos pelo seu cliente.

“É importante abordar estratégias alinhadas ao resultado da análise dos ambientes interno e externo da empresa, colocando em prática estratégias de diversificação, de uso de tecnologia e de atenção aos custos. Buscando fundamentar como estes elementos integrados resultam em ofertas com agilidade e variedade, e contribuem para agregar valor ao seu negócio e ao negócio do seu cliente, e se constituem em instrumentos de fidelização e expansão”, afirma Dalcinei Ferreira.