A APS Feiras e ANconsulting, com patrocínio de Afeigraf, Isidora Web2Print, HP e Konica Minolta, trouxeram ao Brasil um dos maiores especialistas na indústria gráfica mundial, Frank Romano. O evento aconteceu no Rio de Janeiro e recebeu grande público, que lotou o auditório do Firjan para acompanhar a visão deste mestre do setor.
O evento foi dividido em duas partes. Na primeira, Frank Romano apresentou a palestra "O Estado Atual e o Futuro da Indústria Gráfica", uma aula especial e única sobre indústria de impressão, seus caminhos e possibilidades. Na segunda parte, Romano fez parte de uma mesa de discussão juntamente com especialistas do segmento, abrindo a oportunidade para que o público presente pudesse fazer suas perguntas para Frank Romano, gerando uma conversa de extrema produtividade sobre o que cerca o mercado.
Logo no início de sua palestra, Romano deixou claro algo que muitos ainda duvidam: a indústria de impressão, apesar dos diversos desafios enfrentados, como taxas postais, políticas governamentais e o avanço da internet e serviços online, segue necessária, atuante e forte em todo o mundo.
O especialista destacou que a impressão irá se adaptar e conviver em harmonia com as publicações pela internet, os serviços de impressão online, com o avanço do mobile e com o marketing multicanal. Frank apresentou números sobre a indústria gráfica mundial e projeções para os próximos anos, dados importantes para que os empresários e profissionais de impressão entendam os rumos que o mercado está tomando.
O mercado de impressão promocional foi frisado pelo especialista como um setor que segue com grande força dentro da indústria. Muitas categorias de impressão foram abordadas por Frank Romano, como a área de livros, que tem ótima aceitação dos fotolivros, e mercados interessantes como as pequenas tiragens de livros, com obras especializadas ganhando espaço dentro do mercado.
O crescente mercado de embalagens e rótulos foi lembrado pelo especialista Frank Romano, que deu mais detalhes sobre as áreas de rótulos e etiquetas, assim como as de embalagens de cartão dobrável, flexível e corrugada. Destacou outra interessante tendência que é o rótulo impresso diretamente em materiais como garrafas, por exemplo. Dos mercados que são destaque, vale ainda citar o de impressão de eletrônicos e ainda o de segurança, que usa imagens escondidas, hologramas e mais.
A comunicação visual também passa a abraçar cada vez mais segmentos, destacou Frank Romano, que falou dos setores de sinalização, decoração, vestuário e mais, que usam dos mais diversos substratos dentro dos grandes formatos.
Oportunidade única
Para o diretor da APS Feiras Alexandre Keese, "O evento foi uma oportunidade única, pois além de poder acompanhar uma palestra de Frank Romano no Brasil, foi possível participar do debate e trocar ideias com este especialista mundial sobre o mercado tão apaixonante que é a indústria gráfica".
Hamilton Costa, diretor da ANconsulting, relata: "A presença física de Frank Romano no Brasil teve forte impacto nos presentes ao evento. Todos o conheciam por referência, mas se surpreenderam com a sua amabilidade e acessibilidade. Ele não se comporta como uma estrela e, sim, como um professor, como tive a oportunidade de dizer ao apresenta-lo no evento. Suas colocações não são necessariamente novas, mas suas interjeições, realces e depoimentos são as pérolas da apresentação e que recompensaram os que puderam assistir. A parte dos debates foi muito rica e proporcionou uma troca de ideias interessante. Enfim, um momento de alegria e de amplo aproveitamento.Valeu a pena o esforço de trazê-lo".
Patrocinadora da iniciativa, a AFEIGRAF esteve representada através de seu presidente, Eduardo Sousa, que frisou: "Entre as missões da AFEIGRAF está valorizar a educação dentro da indústria gráfica. Uma oportunidade inédita de ver Frank Romano ao vivo no Brasil tinha que ser apoiada por nós. Estamos felizes com o enorme sucesso do evento: auditório lotado, palestra com conteúdo rico e finalizando com uma troca de experiências".
Sueli Araujo, Gerente de Marketing da HP Indigo & Inkjet Web Press Brazil, destacou: "Para nós da HP foi importante apoiar a palestra do Frank Romano, principalmente pelo momento que estamos atravessando no Brasil. Precisamos estar sempre um passo à frente, pensar de forma estratégica sobre o futuro e focar nas oportunidades e novas aplicações, onde a impressão digital será crucial para inovar e buscar novos mercados, citado pelo próprio Frank como New Print".
Ronaldo Arakaki, gerente geral de vendas e marketing da Konica Minolta, afirma: "Frank Romano é um consultor e expert mundialmente reconhecido, e estar entre as patrocinadoras desse grande evento, que teve como objetivo levar conhecimento ao mercado gráfico brasileiro, é compartilhar a visão da Konica Minolta de que informação e conhecimento técnico traz benefícios para o mercado em geral. A impressão digital não é o futuro; é o presente, é realidade. Creio que, apoiando a vinda do Frank Romano para cá, colaboramos para que, não somente nossos clientes, como também o mercado, consigam otimizar seus negócios, vislumbrarem novas oportunidades e se tornarem mais rentáveis".
Tendências
Após abordar os mais diversos segmentos de impressão, Frank Romano definiu determinadas tendências, como o fato da impressão digital em grande formato já ser tão comum como a impressão offset; o avanço dos substratos especiais; o alto crescimento do web-to-print, que deve chegar a US$ 30 bilhões em entregas em 2016; a consolidação da personalização.
Frank reforça ainda outras tendências, como o marketing híbrido, que irá unir peças impressas com ações mobile, em mídias sociais e sites. Dentro disso, há a impressão de códigos e elementos em embalagens e outras mídias, que serão ativados através dos aplicativos mobiles; o mesmo poderá ser usado dentro da realidade aumentada, com códigos impressos ativando as campanhas deste tipo.
Avaliando as tendências, é possível concluir que as gráficas serão cada vez mais offset e digital, dando uma ênfase em processos de acabamento para valorizar o material impresso. O contínuo investimento em tecnologia e novas ideias será fundamental; para Frank Romano, o empresário de impressão acabará sendo um "master of media", ou seja, precisará ir além do conhecimento de impressão e ajudar o cliente em suas necessidades.
Muitas das tendências no setor de impressão digital poderão ser vistas durante a ExpoPrint Digital, melhor feira de impressão digital da América Latina, que ocorre entre os dias 6 e 9 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.