A Esko é um importante player da indústria flexo e confirmou presença na Conferência Intercontinental de Flexografia 2019, a CIF, dias 4 e 5 de setembro, em São Paulo. O evento oficial da ABFLEXO/FTA-Brasil vai reunir especialistas em conversão para dois dias de debate sobre os caminhos do mercado.
O coordenador de hardware da Esko na América Latina, Javier Faure Albanese, da Argentina, vem para o Brasil tratar do tema “O futuro da flexografia chegou - aumento da qualidade e consistência através da exposição UV LED”. Na palestra, serão abordadas as mais modernas tecnologias de automação do processo de gravação de clichês com a exposição principal e posterior, com simplificação mediante um fluxo de trabalho consolidado, reduzindo as etapas manuais, erros e tempo do operador, ganhando maior produtividade.
Na visão de Leonardo Cruz, Diretor Geral da América Latina na Esko, a CIF é um momento de troca de informações: “Debater, compartilhar e analisar o rumo do mercado flexográfico vêm sendo cada vez mais importante devido ao crescimento constante de um mercado de conversão de outros sistemas de impressão, dedicado a embalagens. Novas tecnologias e conhecimentos são sempre base essencial ao desenvolvimento de mais qualidade e produtividade. Termos estes 100% conectados a um mercado cada mais abrangente e exigente”.
A Esko vem aumentando sua participação na região, ressalta Leonardo: “Tanto o Brasil como América Latina são hoje focos principais em crescimento constante em novas implementações e projetos para Esko. Do mesmo modo, notamos uma flexibilidade avançada em adaptações constantes devido às fragilidades de economias cada vez mais desafiadoras. E mesmo assim, estas regiões seguem em números positivos ano após ano, mostrando ser caminho correto a mais cobertura e ações de desenvolvimento e parcerias”.
Os números positivos vêm especialmente de empresas que automatizaram etapas do processo: “A economia local e competitividade para atender o "Time to Market" são as engrenagens principais aos resultados de qualquer mercado de embalagens. Automatizar hoje é praticamente conseguir se manter nesta competição desafiadora. Em média, a escolha e procura por produtos de automatização vem crescendo de 20 a 30% ao ano em comparação a outras soluções”, reforça o especialista da Esko.
Em 2019, a Esko explica que seu foco está em produtos como: Automation, focado nos fluxos de pré-impressão; editor ArtPro Plus; Equinox para apoiar convertedores em Gama Expandida; gravadoras digitais de clichê CDI e XPS; e Digital Flexo Suite para corte de chapas flexo.
Para a Esko, hoje os impressores estão investindo na pré-impressão: “Cada vez mais o cliente está compreendendo que de nada adianta equipamentos de alta precisão, com velocidade e qualidade, se a “raiz”, que é a pré-impressão, não for parte do processo de crescimento e investimentos tecnológicos. Muitos clientes ficavam horas com equipamentos caríssimos parados, por erros simples a serem evitados com ferramentas inteligentes. Mesmo em uma simples substituição de chapa danificada na impressão, o tempo a se produzir uma substituta é fator primordial no cálculo de custos envolvidos. Cada vez mais os convertedores enxergam que a “árvore” (máquinas de impressão) só irá entregar bons “frutos” (trabalhos impressos) se a “raiz” estiver estável e bem cuidada (pré-impressão)”, finaliza Leonardo Cruz.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.