A ExpoPrint & ConverFlexo Latin America anuncia o Apoio Institucional da Empapel à feira. A entidade tem uma longa história de lutas pelo mercado de embalagens em papelão ondulado.
Antiga ABPO, a Empapel reúne os principais produtores de um insumo essencial para a sociedade. É nas caixas que são entregues alimentos com segurança e rapidez, além da excelente plataforma de propaganda.
Conversamos com o embaixador José Carlos da Fonseca Junior, novo presidente da Empapel, para entender mais sobre este mercado que vem em forte crescimento. Confira:
- Na visão da Empapel, qual a relevância de uma feira para o mercado de embalagens, especialmente embalagem de papelão ondulado?
As feiras, congressos e eventos são extremamente importantes para que todos, desde o consumidor final, até os demais profissionais da cadeia de embalagem de papel e papelão ondulado, tenham conhecimento do nosso mercado e entendam a importância do setor não só para a economia, como para toda a sociedade e até o planeta.
O Brasil hoje é o sexto maior produtor mundial de papelão ondulado, tendo espaço para subir mais posições no ranking. A receita do setor é de R$ 28,5 bilhões, gerando 27,8 mil empregos. O segmento de embalagens de papel e papelão ondulado é considerado um termômetro da economia e constitui um dos maiores setores da indústria de embalagem, correspondendo a cerce de 38,7% do total, segundo informações da ABRE, Associação Brasileira de Embalagens, dados de 2024.
- O quanto a impressão em papelão ondulado cresceu nos últimos anos no país e no mundo?
O mercado como um todo é considerado um dos mais importantes da economia brasileira e, desde o início da pandemia, o setor de embalagens em papel e papelão ondulado vem crescendo de forma significativa.
Dentre os principais fatores para isso, destacam-se a resiliência do setor no fornecimento de embalagens para bens não-duráveis, o crescimento do e-commerce e a crescente opção, da parte do consumidor, por embalagens mais sustentáveis.
Para se ter uma ideia, após dois meses de números robustos de expedições neste ano, o setor elevou as estimativas de crescimento em 2024. A nova projeção de crescimento, calculada pela FGV/Ibre, é de 2,8%, em cenário moderado. A mais recente prévia dos indicadores da Empapel sinaliza que o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) avançou 0,8%, em março de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023. Em janeiro de 2024, em relação a janeiro de 2023, a alta foi de 5,3%; e entre os meses de dezembro de 2023 e dezembro de 2024 houve alta de 4,1%. Os dados são da FGV/ IBRE (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas).
O ano de 2023 se encerrou com 4.026.317 toneladas de expedição, alta de 0,7% em relação a 2022, enquanto, para 2024, os 2,8% de crescimento projetados equivalem a 4.139.292 toneladas. Neste mesmo cenário moderado, o resultado por dia útil previsto para o corrente ano é de 13.616 toneladas, 2,1% superior a 2023 (13.332 toneladas).
- Quais ações da Empapel em prol da indústria brasileira de embalagens?
A Empapel acompanha o setor de perto, com boletins analíticos mensais e anuário Empapel, além de organizar cursos online e presenciais com o objetivo de aprimoramento dos profissionais do segmento. Com este trabalho, é possível identificar as necessidades do mercado, além de novas oportunidades de investimentos e negócios. O propósito da entidade é fortalecer o segmento, além de gerar informações estratégicas para munir mercado e seus players.
Outras atividades da associação: treinamento e difusão de informações técnicas e econômica; estudos e artigos técnicos como publicações (disponibilizadas pela associação para divulgar resultados e pesquisas); palestras, workshops para capacitar os profissionais do setor; participação em feiras e eventos.
A Empapel está vivendo um novo ciclo, depois do processo que transformou antiga ABPO na nova entidade, no mesmo ano desafiador da COVID 19. Para essa nova etapa, estamos desenvolvendo uma série de novas estratégias de fortalecimento da associação; benchmarking e advocacy com outros protagonistas do setor, no Brasil e no mundo; valorização de novos produtos via marketing, com o reconhecimento de seus atributos de sustentabilidade socioambiental; fortalecimento de nossa participação na economia circular, com a reciclagem, a substituição de produtos de origem fóssil e consistentes avanços na transição energética.
A Empapel quer promover uma ampliação de mercado e oportunidades de negócios aos seus associados, além de ampliar sua posição dentro do mercado e atingir um protagonismo maior em soluções para embalagem. Esse posicionamento vem na direção de uma atuação mais estratégica em uma sociedade que cobra a cada dia novos meios de produzir de maneira mais sustentável. Outro foco do nosso trabalho é a valorização do papel com campanhas e ações de comunicação com esse objetivo.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.