A Embaplan passou por várias mudanças em sua história, deixando o segmento de embalagens, no qual originalmente foi criada, para se dedicar ao setor de trânsferes por sublimação e ao mercado de bobinas de recorte para plotters e estampa e set de bandeja.
“É nesses segmentos que, hoje, atendemos a grandes marcas”, afirma Eduardo Azevedo, gerente administrativo-financeiro da Embaplan, referindo-se ao grande portfólio de clientes atendido pela gráfica, como importantes fabricantes de material esportivo. “O mercado gráfico está passando por muitas mudanças. Essas mudanças chegam para selecionar as empresas mais competitivas em níveis de qualidade e produção. Irão sobreviver aquelas que têm sua estrutura mais enxuta e controle dos processos e custos”.
Foi graças a essa visão empreendedora e visionária que a Embaplan criou, em 2002, uma parceira sólida com a Ecalc Software. “Investir em soluções inteligentes e automatizadas para gerenciamento produtivo e administrativo pode ser o divisor de águas entre as empresas modernas e sólidas e aquelas que passarão por dificuldades para acompanhar as mudanças de mercado”, disse Eduardo. “A Ecalc Software nasceu no segmento gráfico, e, por isso, foi a empresa que apresentou a solução que rapidamente se adaptou às nossas necessidades.”
O primeiro investimento da Embaplan foi no sistema EasyCalc, voltado à automação do processo de geração de orçamentos. “Porém, precisávamos de mais, pois o EasyCalc só atendia a um setor da gráfica, e queríamos ter agilidade e segurança nas demais áreas administrativas”, frisou Eduardo.
A integração total entre orçamento, produção, faturamento e outros setores da gráfica chegou através do investimento em outras tecnologias Ecalc, como o sistema ePlan, que é de PCP (controle de produção), e, na sequência, os módulos eMining (que proporciona à empresa a possibilidade da criação de um dashboard com os principais indicadores de qualquer setor da empresa, de maneira simples e visual) e eCube (que permite que o próprio usuário gere seus relatórios e monte suas consultas preferidas para verificações frequentes), Express Financeiro / Estoque e Express Compras / Faturamento.
“Essencialmente, agora temos toda a informação concentrada no sistema, e com base nessa informação é que tomamos as decisões. Com isso, podemos trabalhar com informações mais precisas, que permitam acertar nos projetos e planos de vendas e ações para atuar no mercado”, diz Eduardo.
eCommerce
Recentemente, a Embaplan implantou o sistema de CRM da Ecalc, o eClient, visando, com ele, otimizar o relacionamento com os clientes. E não parará por aí. “Realizamos algumas mudanças internas com base na necessidade de mercado, e uma delas foi a implantação do eCommerce. As informações do CRM são a base para a tomada de decisões para esse projeto, bem como para investimentos futuros. Tudo, integrado com os outros módulos da Ecalc”, frisa.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
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