A EFI anunciou que adquiriu a Rialco Limited, uma das empresas fornecedoras líderes do mercado europeu de produtos de cores e corantes em pó para os setores de fabricação industrial e impressão digital. A informação foi dada com exclusividade pelo CEO da EFI Guy Gecht na manhã de quarta-feira (2) durante a press-conference da drupa, em Düsseldorf, na Alemanha.

Sediada em Bradford, Reino Unido, a Rialco agora opera como parte da divisão de produtos a jato de tinta industriais da EFI e continuará a trabalhar de perto com seus clientes atuais, dando suporte a eles, além de expandir e desenvolver seus recursos com novos produtos e clientes. A EFI planeja ampliar seu portfólio de produtos a jato de tinta com os recursos dos componentes avançados de tinta da Rialco.

De acordo com Guy Gecht, a empresa serve os setores mais crescentes da indústria global de tintas: "Essa aquisição fornece para a EFI capacidades únicas de expandir as vantagens técnicas aos clientes com maior rapidez".

O mercado de tintas de sublimação de corantes da Rialco é uma das áreas que apresenta ascensão mais rápida do setor internacional de tintas. As novas pesquisas da Smithers Pira preveem o crescimento de 18,4%, em relação ao ano anterior em volumes de impressão de material, com tinta de sublimação até o ano de 2021 e um aumento de mais de 100% em volume e valor do material impresso em sublimação de tinta no mesmo período.

Os termos financeiros da aquisição da Rialco pela EFI ainda não foram divulgados, mas não é esperado que a transação seja relevante para os resultados financeiros da EFI no 1º trimestre de 2016 ou no ano inteiro.

“A negociação anunciada hoje deu à EFI a plataforma para ampliar as vantagens técnicas que fornecemos aos clientes nos setores de sinalização, têxtil, cerâmico e outros que estão rapidamente em transição da impressão analógica para digital”, afirmou Stephen Emery, vice-presidente da divisão de tintas da EFI. Os funcionários da Rialco foram aproveitados pela EFI e continuarão a trabalhar nas instalações da Rialco em Bradford.

“Como agora passa a integrar a EFI, a Rialco tem uma enorme oportunidade de continuar a desenvolver nossas ofertas, como parte de uma empresa desenvolvedora de produtos avançados de tintas industriais”, explicou Paul Davies, um dos co-fundadores da Rialco e atual diretor da EFI | Rialco. “Nossa equipe não vê a hora de trabalhar com os colegas de todos os setores da EFI para levar as inovações da Rialco a uma escala mais abrangente de clientes e mercados.”