A Heidelberg do Brasil promoveu uma coletiva na manhã de segunda-feira (28) para anunciar a mudança em sua presidência. O atual presidente José Luiz Gutiérrez, volta para a Espanha, sua terra natal, para assumir a Heidelberg de seu país. No Brasil, quem assume a partir do primeiro dia de abril é o brasileiro Danilo Dementev Alves.

Danilo Alves tem 56 anos e formação como engenheiro mecânico. Já atuou em diversos setores da indústria e de 1996 a 2014 atuou na Schenck do Brasil; desses, oito anos como diretor-geral do Grupo. Agora, passar a atuar na indústria gráfica.

O novo presidente da Heidelberg do Brasil considera que terá uma adaptação tranquila em relação à tecnologia, destacando que foca em ter um bom relacionamento com os clientes e que prioriza um perfil comercial que esteja em constante contato com toda a cadeia decisória.

De acordo com Danilo, "A Heidelberg consegue aliar o processo completo, agregando valor às soluções. Nosso objetivo é ajudar as empresas a se profissionalizarem, com um pensamento mais financeiro e econômico e ajudar para que elas atinjam novos mercados".

Sobre o eterno debate do fim da impressão, Danilo opina: "Não vejo riscos que o mercado vá diminuir. As pessoas querem ver cor, ver algo em tamanho natural". Sobre a situação econômica do país, o novo presidente frisa que é preciso entender o momento pelo qual o Brasil passa para a tomada de decisões.

"Quando se tem uma visão mais macro gerencial de negócios, é possível fazer a análise do que o cliente realmente está buscando. Os clientes estão com uma visão mais financeira do que operacional. É preciso encontrar onde estão as oportunidades. Conhecer o processo é importante, mas é preciso uma abordagem mais ampla", frisa Danilo Alvez, que pretende fortalecer a imagem da empresa e trazer motivação para seus colaboradores, querendo que eles o enxerguem como um líder, e não como um chefe.

Para Jose Luis Gutiérrez, o Brasil tem tudo para se recuperar em breve da atual crise. De acordo com o executivo, não há dúvidas de que o Brasil voltará a ser uma das grandes economias do mundo e, assim, retomar sua posição dentro do cenário gráfico mundial.

drupa

A Heidelberg pretender executar uma grande apresentação de suas novas soluções durante a drupa. De acordo com o gerente sênior da Heidelberg no Brasil, Magno Santos, a drupa terá uma exibição "dupla": 1/3 em 7 mil metros quadrados dentro da drupa e 2/3 em 14 mil metros quadrados em sua fábrica. De acordo com Magno, setores de alto crescimento, como embalagem, estão sendo amplamente abraçados pela Heidelberg, com soluções que vão da pré-impressão ao acabamento, seja com soluções originalmente da Heidelberg ou através de parcerias.

Magno também ressaltou o foco no pós-venda, com aumento registrado no número de contratos de manutenção, e no oferecimento de consumíveis - como tintas - de qualidade pela própria Heidelberg. Conhecedor do mercado gráfico mundial, Magno fez questão de ressaltar a qualidade da indústria brasileiro, considerando o mercado gráfico brasileiro como um dos melhores quando o tema é qualidade.

Para Ricardo Vidal, Supervisor de Digital & Prinect da Heidelberg do Brasil, a companhia definitivamente entrou no mundo da impressão digital. Durante a drupa, vai ocorrer uma grande demonstração da Primefire, primeira inkjet digital de impressão a folha da Heidelberg. A Linoprint passa a se chamar Versafire e vai contar com novidades, assim como a antiga linha Jetmaster, agora Omnifire, que produz o que a Heidelberg chama de "impressão 4D", imprimindo em objetos como bolas, garrafas e outros. Em offset, a Heidelberg pretender mostrar novidades para o aumento da automação dos equipamentos, além de muitas novidades em todo o seu portfólio.