A indústria de impressão de embalagens segue em ritmo acelerado no Brasil e no mundo. Números de uma pesquisa da NPES (associação americana do segmento gráfico) indicam que nos últimos 10 anos, a produção de embalagens saltou de 36% para 43% do total do mercado gráfico. Nos próximos anos, a produção de embalagens deve chegar a 50%, ou seja, metade do que será impresso no mundo será embalagem.
Os números indicam ainda que o Brasil vai continuar com resultados positivos em impressão de embalagens, seja em papelão ondulado, embalagens flexíveis ou rótulos & etiquetas. Trata-se, desta forma, de um formidável nicho de mercado a se investir, seja como novo negócio ou para agregar uma rentável possibilidade de impressão dentro do parque gráfico, ampliando a oferta de serviços ao cliente.
A impressão de embalagem e rótulos tem relação direta com o consumo das famílias. Com a melhoria dos indicadores econômicos no Brasil, este mercado só se beneficia, pois basicamente tudo que é consumido possui uma embalagem; é também primordial para o transporte e segurança de alimentos e outros itens, como eletrodomésticos, calçados e eletrônicos.
Não há um substituto eletrônico para a embalagem. Mesmo na crescente compra online, o uso da embalagem segue fundamental para acomodação do produto e no transporte. Este, inclusive, é o momento em que o impressor pode buscar se destacar frente aos concorrentes, inovando no design, pensando em uma embalagem atraente e fácil de manusear.
Embalagem como publicidade
Desta forma, a embalagem ou o rótulo é ainda elemento-chave dentro de uma estratégia inteligente de marketing, pois é responsável por comunicar as atribuições do material embalado. Atualmente, um bom design pode garantir que o consumidor escolha uma embalagem em detrimento da outra. Estima-se que, dos produtos tirados das gôndolas dos supermercados, 60% vai para o carrinho e 40% volta para a gôndola, ou seja, o aspecto visual tem um apelo relevante na decisão de compra.
Com isso, todo o planejamento na produção de uma embalagem ou rótulo ganha importância. Desde o design do material, passando pela pré-produção - para atingir exatamente as cores e formas que o dono de marca deseja, passando pela impressão de qualidade e finalizando com um acabamento superior, como no uso de efeitos táteis, para resultar em um produto que supere os limites da criatividade e seja o dono dos olhares na prateleira.
A ConverExpo Latin America 2018 será neste contexto a grande vitrine da indústria de impressão de embalagens e rótulos. A feira vai trazer subsídios para o convertedor ter em mãos o melhor para ajuda-lo em toda a cadeia de conversão.
A ConverExpo vai tratar desde os softwares que desenham a embalagem e gerenciam a cor e o projeto como um todo, passando pelas melhores tintas e substratos, chegando nas mais eficientes impressoras da indústria, de todas as tecnologias, tiragens e com os mais diversos objetivos, e finalizando com os equipamentos de acabamento que transformam a sua embalagem ou rótulo em algo único! Saiba tudo sobre a feira em: www.converexpo.com.br.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.