Não há qualquer dúvida que os tempos atuais são bem desafiadores. Todos tivemos que encarar experiências que ninguém estava esperando. A necessidade de distanciamento social, a de fechamento de comércio em determinadas ocasiões e a tomada das medidas necessárias para impedir a disseminação do vírus fizeram com que muitas empresas sofressem e precisassem passar forçadamente por uma transformação.
Dentro da indústria de impressão, alguns segmentos até acabaram tendo resultados positivos, como o setor de embalagens e rótulos que teve aumento da demanda com o crescimento da opção por delivery e por mais pedidos em e-commerce, com as pessoas por mais tempo dentro de casa. Já outros mercados sofreram muito com a queda da demanda por materiais impressos.
Ao analisar a situação atual, é importante que o empresário de impressão esteja preparado para encarar os desafios que estão por vir em seu setor. A empresa que estiver bem estruturada hoje e fazer a lição de casa conseguirá sair desse momento de desafio melhor posicionada perante a concorrência. Evidente que não é fácil e cada empresa tem suas particularidades. Abaixo, tentamos dar alguns conselhos que podem servir para todos os portes de empresa, independente do seu segmento:
Casa em ordem
O primeiro ponto é olhar para dentro de casa. A estrutura está em dia, é preciso fazer algum tipo de investimento e reparo em estrutura predial, o local atual está dando conta de suprir a demanda de espaço? Não seria o momento de fazer uma grande “reformulação” do espaço, jogar fora o que não será mais útil?
Uma dica: no caso de empresas que atuam com comunicação visual, aproveite o tempo parado para fazer um verdadeiro showroom de suas soluções, mostrando banners, aplicações para PDV, faixas e itens de sinalização. Quando a necessidade de distanciamento social regredir, você pode receber os clientes em sua sede já com uma grande novidade, para ele ver com os próprios olhos tudo que suas capacidades de impressão oferecem.
Marketing e divulgação
Este é o momento para você divulgar suas soluções. Mesmo que não haja negócios fechados agora, todos podem guardar seu contato para, quando precisarem, te acionarem. Isso pode ser feito através das capacidades da internet, com um bom e-mail marketing e, principalmente, as redes sociais.
Aproveite muito tudo que a rede social oferece. Tenha em seu time ou contrate alguém que faça artes chamativas, tenha um conteúdo interessante, possua um bom calendário de divulgação e tente chamar a atenção da forma mais positiva possível. Tudo isso pode ser feito com um custo muito baixo ou até mesmo de graça caso você já tenha estes profissionais em sua equipe.
Em muitos mercados, vale um pouco da primeira dica: aproveite este momento para reforçar o que você oferece. Se você, por exemplo, atua com impressão promocional, aproveite para usar o maior poder de seus equipamentos, tintas e insumos e imprima uma série de amostras para no futuro, mostrar ou cliente. Ou até mesmo no presente: que tal fazer belos impressos, tirar foto e postar nas redes sociais? Sem dúvida, isso chamará a atenção. Dependendo do caso, é possível até enviar algumas amostras para clientes potenciais.
Softwares
Parte de colocar a casa em ordem é entender os processos internos e ver o que pode ser melhorado. Não estamos falando somente do parque de impressão, e sim tudo ao redor. Esse não poderia ser o momento de adquirir uma ferramenta de gestão, de controle de custos, que integre todos os setores da empresa? Abandonar as velhas planilhas manuais pode ser inclusive um caminho para encontrar valores que podem ser economizados. Então nossa dica é realmente fazer toda uma revisão nos métodos e equipamentos internos para saber o que pode ser modificado para o futuro.
Além dos softwares de gestão - e vale lembrar que há muitos específicos para a indústria de impressão - há outros softwares que podem ser uma boa escolha para enfrentar os próximos desafios e deixar sua empresa bem posicionada. Softwares modernos de design, softwares de gerenciamento de cor, de controle de produção, de visualização 3D da embalagem… todos podem ser uma excelente aquisição dependendo do mercado e da forma como você atua.
Insumos e mídias
Este pode ser um momento para testar, como dissemos. O primeiro ponto, quando pensamos em insumos e mídias, é olhar para dentro e ver o que você possui atualmente. E, em seguida, olhar para fora, para o mercado e ver tudo que vem sendo oferecido. Será que não é o momento de pesquisar mais fornecedores? Será que não é o momento para testar novas tintas e insumos?
Entre em contato com os fornecedores de tintas, mídias e substratos em geral e peça amostras de itens que você nunca usou e faça testes com suas impressoras. Será que você não acaba descobrindo que consegue fazer algo muito diferente e que possa atender novas demandas que venham a surgir? Vale a pena fazer o teste!
Novos mercados
Todo momento de incerteza pode servir para se fazer uma reflexão e uma busca por atuação em novos mercados. Com a minha expertise, colaboradores e conjunto de ferramentas que tenho hoje, o que posso fazer a mais? Quais outros mercados eu posso atender? Não há algum nicho que eu possa me especializar e ser uma referência?
A ideia aqui é que você amplie seus horizontes, mas não também que você passe a “atirar para todo o lado” porque quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada bem. O ponto aqui é que você consiga ter uma plena compreensão do que sua empresa oferece e de outros mercados que ela pode atingir com a mesma capacidade ou até com qualidade superior!
Busque inspiração
Com alguns comércios precisando fechar e com a explosão das redes sociais, a internet acabou sendo uma enorme fonte de conteúdo. Leia muito, acesse os sites que falam sobre o seu setor, compartilhe de boas notícias e, principalmente, busque inspiração. Se você chegou até aqui, já significa que você está interessado em saber e aprender mais. Aliás: quer saber sobre algo diferente? Fale sobre qual tema você tem dúvidas e quer saber mais em nossa página de contato: www.expoprint.com.br/pt/contato.
Buscar inspiração é essencial para você captar ideias e aplicar no seu dia a dia. E a inspiração pode estar fora também do parque gráfico, como novos métodos de trabalho, dicas para deixar seus colaboradores mais motivados e outros itens.
Já no seu setor, não há problemas em olhar o que o seu concorrente vem fazendo: veja as redes sociais, veja também o que as empresas do seu setor estão fazendo no exterior, por exemplo. Será que em outro país não existe uma ideia que pode gerar uma revolução na sua empresa?
ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022
Muito do que tratamos neste material estará em exposição na ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022. De 5 a 9 de abril, o Expo Center Norte, em São Paulo, estará repleto de soluções realmente transformadoras para a sua empresa encontrar uma trilha de lucratividade e alta produtividade.
O maior evento de impressão das Américas reúne, no mesmo espaço, todos os segmentos da impressão. Assim, você pode buscar aprimorar o seu parque de impressão no setor em que atua e também buscar novas tecnologias e processos visando ampliar sua atuação seja no seu mercado ou em novos nichos. Faça agora a sua inscrição antecipada e gratuita para visitar a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 em: www.expoprint.com.br/visitar.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.