A empresa brasileira Art Center imprimiu 400 pizzas - literalmente. O projeto, produzido para a própria campanha promocional da Art Center em uma Spyder 320 e Inca OnSet S20, apresentou uma impressão apetitosa de cobertura diretamente na massa da pizza real, na caixa, e até nos veículos de entrega. Apesar de já ter trabalhado com surpreendentes impressões para outros clientes, a empresa encontrou um novo conjunto de desafios intrínsecos ao alimento italiano favorito de todos.
O time da Art Center começou a organizar centenas de bordas de pizza. Porém, o trabalho não foi fácil. "Quando eles começaram a assar, o calor dos fornos, claro, criou bolhas na borda", relembra Jacques Pedrosa, diretor comercial da Art Center. Eles venceram o desafio com o pré-tratamento da borda. "Nós tivemos que assar cada pizza com um disco pesado estável de MDF, e fazendo com que fosse possível estabilizar. Então, fomos capazes de imprimir sobre elas".
Primeiro, eles imprimiram a cobertura de pizza em papel para criar um molde de modo que cada borda pudesse ser corretamente posicionada na folha. Eles criaram e usaram frames especiais para manter a posição de cada pizza durante a impressão. Depois, as pizzas foram colocadas em caixas com design personalizado e impresso de "La Pizza", uma pizzaria fictícia de criação da própria Art Center. "Nós também imprimimos em papel", afirma o interior da caixa.
"O cenário competitivo de São Paulo para as empresas de impressão é muito difícil", acrescenta Pedrosa. "Então a Art Center decidiu produzir uma campanha voltada aos tomadores de decisão em agências de publicidade e design. O desafio era comunicar que nós temos o melhor em tecnologia e equipamento - como as impressoras Inca, por exemplo - e uma excelente equipe para imprimir e produzir materiais criativos para anúncios, displays, cartazes e projetos especiais".
O estômago é o alvo e, ao que parece, era tão grande quanto os olhos: "Baseado no fato de que os nossos clientes e prospects comem pizza no escritório com frequência - especialmente quando eles trabalham até tarde - nós decidimos criar uma campanha para entregar algumas pizzas reais, pizzas assadas em um forno, mas com suas coberturas impressas por impressoras a jato de tinta UV Inca. Para completar a ilusão, criamos uma pizzaria virtual, completando com caixas de pizza e carros de entrega".
Os clientes que receberam a promoção foram convidados a visitarem o site da Art Center, e aqueles que comentassem seriam recompensados com uma pizza grátis da melhor pizzaria em São Paulo. "Nós tivemos o prazer de pagar cerca de 170 pizzas, mas o melhor ainda estava por vir", disse Pedrosa. A "brincadeira", ao que parece, teve um grande impacto. "Um profissional muito bem reconhecido no setor de publicidade de São Paulo foi ao seu grupo criativo e disse que eles teriam de trabalhar mais vezes conosco, pois entendíamos do negócio. E, para nossa surpresa, ele mesmo veio ao nosso estúdio para uma visita. Foi incrível".
Dentro dos três meses de promoção, a Art Center recebeu sete citações para projetos especiais, gerando 195 mil dólares de lucro. A campanha inicial custou 16 mil. "O melhor de tudo é que ainda somos lembrados no mercado como uma empresa criativa, capaz de desenvolver soluções únicas e novas para a publicidade impressa".
A campanha de pizza da Art Center ganhou um Prêmio Especial por Criatividade e um vice-campeonato na categoria Companha de Auto-Promoção na Inca Digital Excellence Awards.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.