Empresas como o Sistema Ari de Sá, com produção superior a 1 milhão de livros didáticos, chegam a optar por impressão em outros estados
Com previsão de um milhão de livros didáticos impressos em 2013, o Sistema Ari de Sá (SAS), que direciona 70% de sua produção gráfica para empresas cearenses, alerta para o déficit tecnológico do polo gráfico local.
O sistema de ensino, quinto colocado no último ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e presente em mais de 120 cidades de 21 estados brasileiros, viu sua demanda por impressão crescer 566% desde 2009. Resultado: gráficas de outros estados tiveram de ser acionadas para atender ao alto volume.
“Muitas empresas do Ceará ainda buscam soluções em Recife, João Pessoa e Juiz de Fora”, revela o diretor executivo do SAS, Ari de Sá Cavalcante Neto. Essa rotina enfrentada pelo grupo educacional, e também por empresas como a Hapvida Saúde e a agência de publicidade Advance Comunicação, impulsionam transformações e necessidades em curso.
“Partindo de processos como embalagem em filme plástico encolhível (shrink) e colocação automática de espiral de arame, até a aquisição de uma máquina de impressão rotativa, essa procura criou uma expertise em produção editorial, antes não existente no estado do Ceará”, conta Cavalcante Neto.
Curta a página da ExpoPrint Latin America no Facebook: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica. Cadastre-se agora para visitar a maior feira da indústria gráfica da América Latina: http://www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.