A Adecol pretende dobrar até agosto a produção da linha PUR, cola hot melt à base de poliuretano reativo com grande adesão nos setores gráfico e moveleiro. A ADECOL conquistou em 2014 um share de 40% nos dois mercados com o PUR. Por isso, a empresa está investindo mais de R$ 2 milhões para ampliar e modernizar o maquinário e, também, especializar ainda mais sua equipe de produção na formulação do adesivo.
No mercado gráfico, o PUR é a cola mais eficiente hoje disponível na colagem das lombadas de livros, pois é menos suscetível a forças mecânicas e a mudanças de temperatura, evitando a quebra de lombadas e o deslocamento das folhas.
Na utilização para o setor moveleiro, o PUR aparece também como uma tendência de mercado. Após a aplicação, ele cura com a umidade do ar, oferecendo alta aderência e resistência à alta e baixa temperatura e permitindo, assim, uma excelente flexibilidade. Isto permite que a cola seja usada especialmente na produção de móveis para uso em ambientes úmidos - para cozinhas ou banheiros, por exemplo -, além de ser ideal também para laminação de portas.
“A Adecol é a primeira empresa nacional a fabricar essa linha de poliuretano. Nosso diferencial, entretanto, é a personalização da fórmula para diferentes demandas em variados segmentos”, afirma Alexandre Segundo, diretor Comercial da Adecol. “Hoje, com a implementação da linha do PUR, somos a única empresa que oferece todos os itens para o mercado gráfico e moveleiro. Acompanhando as tendências de outros segmentos, já sinalizamos que os nossos clientes automotivos e fabricantes de tecidos também estão no processo de migração para PUR aqui no Brasil. Estamos prontos para atendê-los e nossos investimentos na produção da linha reforçam a liderança da Adecol nesse mercado”, completa.
24 a 28 de março de 2026
Terça a Sexta, das 13h às 20h
Sábado, das 10h às 17h
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos.
* Expressamente proibida a entrada de visitantes trajando shorts, camiseta cavada e/ou chinelos.