As práticas inovadoras mostraram ser um componente crítico para a obtenção de resultados estratégicos de negócios das companhias. No entanto, uma nova pesquisa de mercado identifica que, embora 70% empresas se classifiquem como inovadores acima da média (Participantes e Líderes), somente 14% delas está percebendo efetivamente um impacto significativo nos negócios pela utilização dessas práticas. A pesquisa faz parte de um estudo encomendado pela multinacional japonesa Ricoh Company junto com o International Data Corporation (IDC).
A Ricoh e a consultoria apontam que a inovação é mais do que o simples desenvolvimento de produtos revolucionários – ela contribui para uma ampla variedade de áreas de negócio. De acordo com o relatório, os líderes inovadores utilizam a inovação para atender melhor os clientes e a consideram essencial para todos os aspectos do negócio, com o maior percentual dos entrevistados dizendo que é mais importante para a tecnologia da informação (54%) e para suporte/serviços ao cliente (51%) do que para o desenvolvimento de produtos (45%).
"Muitos executivos de alto nível simplesmente não estão fazendo as escolhas difíceis, necessárias para permitir a liderança inovadora. Inovação não significa apenas produzir novos produtos, mas sim correr riscos, tanto nos processos empresariais quanto nos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento”, disse Crawford Del Prete, Vice-Presidente Executivo da Worldwide Research Products e Chief Research Officer da IDC.
A pesquisa revelou muitas descobertas surpreendentes, que tinham correlação com a forma como as empresas decidem investir para conseguir o sucesso em inovação. Destacam-se entre os exemplos destas conclusões as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e a de Tecnologia da Informação (TI).
Em última análise, esta nova pesquisa descobriu que os líderes inovadores têm vantagens sobre os não inovadores pelos principais resultados dos negócios, que incluem: média de crescimento anual da receita, com 44% de vantagem; percentagem de receita anual dos novos produtos com 46%; percentual médio de aumento na produtividade dos funcionários com um total de 42%; média de aumento na qualidade dos produtos com 34%; e média da margem de lucro com 16% de vantagem.
"Esta pesquisa é parte dos nossos esforços para transformar a maneira como as pessoas trabalham inspirando a inovação e ajudando a impulsionar negócios. Os resultados finais são processos empresariais melhorados, aumento de receitas e funcionários mais satisfeitos”, ressalta Carsten Bruhn, Vice-Presidente do Grupo e Gerente Geral do Services Business Center da Ricoh Company.
24 al 28 de Março, 2026
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Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
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