A fabricante de equipamentos de impressão digital e acabamento MGI Digital Graphic Technology recentemente fez sua primeira incursão em acabamentos de recipientes e embalagens com o lançamento da JETvarnish 3D, aplicadora de verniz local 3D.
A empresa relata que a resposta à tecnologia da nova JETvarnish 3D tem sido esmagadora, especialmente no campo de embalagens e acabamentos. A representante da MGI no Brasil é a Ferrostaal.
De acordo com a empresa, os gráficos que imprimem e fazem o acabamento do produto final são os que têm mostrado maior interesse pelo equipamento, mas com a nova máquina, a MGI abre seu leque também para os consumidores de impressão, empresas que todos conhecemos, que têm exigido de suas gráficas e embaladoras que conheçam a tecnologia. As reações têm sido positivas, pois a primeira percepção que se tem sobre a JETtvarnish 3D é da qualidade do produto acabado, seguida sempre da pergunta: “Quem tem essa máquina instalada para eu poder contratar o trabalho?”. Como fabricante, a MGI não poderia ficar mais alegre em ouvir algo deste tipo.
A primeira versão do sistema JETvarnish foi lançada em 2008, apresentando apenas uv ‘plano’, e esta versão está presente em mais de 40 países, com um total de 120 máquinas instaladas. O novo modelo, que foi lançado na última Drupa e começou a ser comercializado em novembro de 2012, já possui 12 unidades instaladas. Nos últimos meses de 2012, a JETvarnish 3D já começou a ser instalada mundialmente.
O setor de embalagem e envasamento é considerado pela MGI como uma força estabilizadora da indústria gráfica, uma vez que quando as empresas não estão bem, a primeira coisa que é cortada é a verba do marketing, o que afeta diretamente as impressoras comerciais, que por sua vez imprimem menos folhetos, flyers, posters, e reduzem gastos para sobreviver.
Com as embalagens é diferente, pois o mercado não se vê tão afetado pelas condições da economia, a digitalização de conteúdos e os cortes no orçamento. Enquanto as artes gráficas têm sido tradicionalmente associadas com o orçamento de marketing, as embalagens estão incluídas no orçamento da produção. Qualquer coisa que se compra tem toda probabilidade de ter algum tipo de embalagem, ainda que o cliente compre pela internet.
Assim, enquanto o comércio e as empresas têm fabricado produtos, eles precisam ser embalados, e o setor atua como um estabilizador da indústria gráfica em seu conjunto. A JETvarnish 3D da MGI é um produto influenciador para ambos segmentos de mercado, prova disso é que mais de 1/3 dos clientes potenciais da JETvarnish vem exclusivamente do setor de envase e embalagem, um dado que não deverá ser ignorado.
O verniz com efeito 3D é novo no mercado, não é algo que os consumidores pedem com frequência, e a MGI sabe que existirá um trabalho de reeducação dos consumidores, mostrando a eles o que as novas tecnologias permitem criar. O setor de embalagens é o trampolim para mostrar que existe o verniz 3D, sendo que ele não é caro, permite tiragens grandes ou pequenas, admite dados variáveis e poderia ser um bom caminho a seguir na busca por competitividade.
Graças à economia mundial, os gráficos deixaram de competir pela qualidade e começaram a competir pelo preço, mas ao adquirir uma máquina MGI, também adquirem a capacidade de se diferenciar dos concorrentes, buscando oferecer algo exclusivo e diferente para que os produtos que criam envolvendo alta margem, em alguns casos muito alta, para seu negócio.
O sistema da JETvarnish 3D proporciona uma margem de beneficio em torno de 80-90% por cada trabalho, um dado muito atrativo para os clientes. Com a intenção não somente de aumentar as margens de lucro, mas também de devolver o interesse pela impressão, uma coisa que resulte realmente em um atrativo para os diretores da marca.
24 al 28 de Março, 2026
Martes a Viernes, 13:00 a 20:00
Sábado, 10:00 a 17:00
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expresamente prohibida la entrada a niños menores de 16 años.
* Está expresamente prohibida la entrada de visitantes con pantalones cortos, camiseta escotada y/o zapatillas.