Lideranças de 80 das principais empresas da cadeia produtiva da impressão estiveram reunidas para uma programação focada no futuro do setor.
 
O evento abriu com a palestra “A força do líder como agente transformador”, realizada pelo empresário e comunicador João Dória Jr.. Eleito uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista IstoÉ e um dos empresários mais bem-sucedidos do País pela revista Exame, Dória lembrou que o Grupo Lide, presidido por ele, tem 19 títulos impressos e planos de ampliar o portfólio (sinal da confiança que deposita no produto gráfico).

 

 
Afirmou ainda que o líder não se abate com a crise, mas atua com mais empenho e criatividade: “Ele é um agente transformador e exemplo de atitude e enfrentamento”, disse Dória. O palestrante expôs ainda o decálogo de atitudes que elege como essenciais a uma liderança:
 
1. acreditar no próprio projeto;
 
2. trabalhar em equipe;
 
3. manter-se focado;
 
4. ter disciplina;
 
5. negociar soluções;
 
6. conservar o equilíbrio;
 
7. dispor-se a correr riscos;
 
8. ser perseverante;
 
9. ter paixão pelo que faz;
 
10. conservar a humildade.
 
Para concluir, ele reconheceu que o momento é difícil, mas que o Brasil emergirá melhor e mais eficiente. Na sequência, o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Levi Ceregato, homenageou Dória com uma placa.
 
Em sintonia com a atitude de olhar para o futuro que permeou o evento, foram apresentados destaques da agenda gráfica para o ano, como a organização e promoção do 2º Seminário de Educação na 29ª Escolar Office Brasil, do 16º Congesso Brasileiro da Indústria Gráfica e do 25º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, e para 2016, como Expoprint Digital e Drupa. Outro destaque será o lançamento, em 20 de agosto, da Frente Parlamentar do Setor Gráfico e Mídia Impressa, que acontecerá simultaneamente ao 3º Encontro Nacional dos Sindicatos da Indústria Gráfica.
 
O líder da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Fernando Capez, também prestigiou o evento e afirmou que “união, reunião e ação são os elementos que transformam a realidade”. Na plateia, estiveram ainda os presidentes da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica, Fabio Arruda Mortara; da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores, Elisabeth Carvalhaes; da Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf), Klaus Tiedermann; e da Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset, Mauro Melli. Também estiveram presentes Julião Flaves Gaúna, Jair Leite e Sidney Anversa Victor, respectivamente presidentes do Conselho Deliberativo da Abigraf e das regionais do Paraná (Abigraf-PR) e de São Paulo (Abigraf-SP).
 
Crédito da Foto: Alexandre Aondir