Nos dias 2 e 3 de setembro foi realizada a 15ª edição da Conferência Intercontinental de Flexografia, evento bienal organizando pela ABFlexo (Associação Brasileira Técnica de Flexografia).

A conferência contou com 18 palestras focadas em temas relevantes para o segmento flexográfico, bem como a apresentação de soluções de mercado e tecnologias de ponta desenvolvidas para este setor.

Segundo dados da ABFlexo, neste ano, a Conferência teve a participação de empresas e profissionais da Espanha, Alemanha, EUA, Inglaterra, Bélgica, Suécia, Argentina e Holanda, além do Brasil. Cerca de 520 se inscreveram no evento, formando um público composto, em sua maioria (71%), por convertedores atuantes no segmento de banda estreita, conversão digital, banda larga e papelão ondulado.

A Kodak e Zanatto Soluções Gráficas foram patrocinadoras do evento e estiveram entre as empresas expositoras e palestrantes da Conferência, apresentando as Soluções Kodak Flexcel NX e NX advantage, as quais permitem a impressão de brancos mais brancos, cores mais limpas e degrades suaves, impulsionando a performance de impressão ao mesmo tempo em que reduz custos de modo consistente.

Palestras

Com o principal tema do evento denominado “Conhecimento e Tecnologias Sustentáveis: Um Mundo Melhor!”, a conferência teve uma grade especial de palestras, entre elas, duas que contaram com a participação de profissionais da Kodak e Zanatto.

A primeira delas, realizada no dia 2 de setembro, teve como tema “A Alta Qualidade em Flexografia com Eficiência Industrial”, e foi ministrada pelo especialista e responsável pela divisão de soluções Flexográficas da Zanatto, Robson Esperança.

Robson iniciou a sua apresentação falando sobre o que os Donos de Marcas e Agências de Design esperam dos processos de impressão e como essa expectativa afeta os Convertedores Flexográficos.

"Independente do processo de impressão usado para produzir uma embalagem, o Dono de Marca e Agência de Design tem a expectativa de consistência gráfica entre os projetos", salientou Robson.

As evoluções tecnológicas no âmbito da pré-impressão permitem atualmente imprimir com alta qualidade e maior eficiência. Entre esses avanços, o especialista destacou as chapas de impressão de alta performance, que permite não somente melhorar a produtividade industrial, como também criar ciclos de impressão mais econômicos (principalmente no que tange ao uso de cores especiais) e com alta qualidade visual.

“O processo de conversão de embalagens flexíveis deve ser orientado para potencializar o processo de impressão, sendo esse o centro do processo produtivo de embalagens Flexíveis. É na impressão que os convertedores podem reduzir o desperdício tanto em processos seguintes, como a Laminação, ou em processos anteriores, como a Extrusão, e até mesmo na compra de filmes nobres eliminando quantidades maiores de material aos que realmente são necessários para se produzir um pedido; tendo a chapa de impressão como chave principal deste processo industrial a utilização de "Chapas Flexo de Alta Performance" gera possibilidades industriais e economias imensas agregando consistência e previsibilidade industrial ”, disse Robson.

Kodak

A segunda palestra aconteceu no dia 3 e trouxe o tema “Aumento Significativo nas Vantagens da Flexografia para marcas e impressores”. A apresentação foi ministrada pelo doutor John Anderson, diretor mundial para Desenvolvimento de Negócios e Soluções para Embalagens Flexográficas Kodak.

Na palestra, dr. John Anderson apresentou o histórico do desenvolvimento das soluções Kodak para o segmento de Flexografia, falando sobre o minucioso estudo feito para que o passo seguinte fosse dado – resultando na criação da família NX advantage.

Segundo Anderson, em 2008 a Kodak introduziu um novo conceito de se produzir em flexografia através do sistema Flexcel NX, e, agora, em 2015, uma nova geração chega ao mercado, com os mesmos princípios da primeira versão. É a evolução da tecnologia.

"Estudamos a fundo o padrão das retículas de superfície, entendendo as necessidades do mercado e como poderíamos, dentro de cada perfil de trabalho/configuração de máquina, otimizar a qualidade. O branco tem papel fundamental nesse processo, seja ele usado como uma área de impressão chapada, ou, ainda, como ‘base’ para a impressão de outras imagens. Dessa maneira, trabalhando na otimização da qualidade do branco, conseguimos apresentar uma nova geração de soluções para impressão flexográfica que vai ao encontro da demanda por qualidade que o mercado esperava”, destacou.

Contexto

Natália Mattioli, gerente de vendas de Embalagem para América Latina da Kodak, esteve presente no evento e destacou a importância do segmento de embalagens para os negócios mundiais da companhia. Segundo ela, a nova geração de tecnologias para produção Flexo, ilustradas pela família NX advantage, permite ao empresário agregar valor às marcas de seus clientes.

“Temos esse foco estratégico na Kodak, que é o de oferecer soluções que permitam ao convertedor imprimir com mais qualidade e maior rentabilidade, sempre valorizando a marca de seus clientes através de tecnologias diferenciadas”, disse Natália. “A nova tecnologia permitirá não somente obter uma qualidade visual maior, como também trabalhar com processos mais econômicos, à medida que permite diminuir o volume de tinta aplicada na impressão principalmente para imprimir brancos. A redução de tinta branca gira em torno de 3 a 10%, variando de acordo com o trabalho. Isso é muito significativo, se lembrarmos de que, na impressão Flexo, 50% da tinta usada é branca”.

Segundo Natália, a América Latina conta com mais de 90 sistemas Kodak Flexcel NX instalados, sendo Brasil e México os maiores mercados. A atualização dessa base instalada de sistemas NX será o primeiro foco da Kodak quando a nova geração NX advantage for lançada em outubro na região. “Mas os novos clientes, que adquirirem o sistema Kodak Flexcel NX também se beneficiarão desse novo padrão tecnológico para produção Flexo”, salienta.

Para Adair Zanatto, presidente da Zanatto Soluções Gráficas, a Conferência Internacional de Flexografia reforçou a marca Zanatto como uma das principais fornecedoras de tecnologia para o segmento Flexográfico, e, também, a Kodak como a maior desenvolvedora de soluções inovadoras para esse mercado. “Encontramos vários clientes e, também, pudemos notar o interesse crescente do mercado em alternativas para se produzir, com qualidade, no segmento de Flexografia”, disse Adair.

Nova geração

A nova geração da tecnologia NX advantage será lançada em outubro no Brasil e demais países da América Latina.

Ela abrange atualizações no padrão de retículas de superfície Kodak Digicap NX advantage, que inclui diferentes opções para que os convertedores escolham qual se adapta melhor ao tipo de configuração de máquina; cores especiais e o branco poderão ser impressos com maior qualidade e impacto visual mesmo utilizando-se menor carga de tinta; e ainda dois lançamentos: Kodak Hyperflex, tecnologia de pontos para otimizar a reprodução das altas luzes, e Kodak Maxtone SX, que permite a impressão de trabalhos com retículas híbridas com suave transição entre AM e FM sem o aspecto de granulado nas áreas de altas luzes.