Representada por Maurício Carlini, gerente para a divisão de soluções de impressão digital, a Kodak participou do Congresso Mercado Leitor 2013, organizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) nos dias 21 e 22 de outubro, em Campinas.

A apresentação de Carlini fez parte da programação dedicada às empresas patrocinadoras – no caso, a Kodak foi uma das patrocinadoras do evento. Além de palestrar, também compartilhou mais informações sobre sua linha de impressoras e soluções de impressão digital inkjet para o segmento editorial.

Destaque para a família Kodak Prosper, particularmente, para os modelos Kodak Prosper S5, S10 e S20. São sistemas de impressão jato de tinta de alta velocidade e alta qualidade que podem ser facilmente acoplados a impressoras rotativas ou offsetsem operação nos jornais para a produção de conteúdo com valor agregado, tais como cadernos segmentados, promoções, conteúdo interativo com QR Code, códigos para sorteio e outros tipos de conteúdo variável.

Outra solução destacada pela Kodak foi a impressora Prosper 5000 XL, um equipamento digital em bobina desenvolvido para imprimir, com alto desempenho, grandes volumes de conteúdo colorido. O modelo é uma alternativa à produção de cadernos, anúncios ou conteúdo segmento em jornais diários, permitindo, através desse diferencial, aumentar a abrangência das publicações e atrair novas oportunidades publicitárias.

Acomoda larguras de até 62,2 cm e conta com velocidade estimada em 200 metros/minuto. Desenvolvida para grandes volumes de produção, suporta ciclos mensais de cerca de 90 milhões de páginas A4 ou carta.

Como diferencial, traz, ainda, sistema Image Quality Management System, que permite a realização de leituras, análise e padronização de qualidade dos impressos, a qual pode ser mantida da primeira à última página – isso, valendo tanto para papéis revestidos como não-revestidos e glossy.

Um terceiro destaque da Kodak no evento da ANJ foi a linha de chapas digitais sem processo Sonora News. Desenvolvida especificamente para as necessidades do mercado editorial, a Sonora News permite trabalhar com lineaturas de até 200 lpi, áreas de máxima e mínima de 1 a 99%, e dispensa uso de qualquer tipo de químico ou de processadora, otimizando o gasto enérgico, encurtando etapas e criando um fluxo de trabalho sustentável e “verde”.

Impressão digital para jornais?

Dentro da proposta apresentada por Carlini no Congresso Mercado Leitor 2013, o fluxo híbrido de impressão (rotativa e impressão digital) pode criar novas oportunidades de negócios para os jornais modernos, enfatizando, no caso, a tecnologia da linha Kodak Prosper.

De um lado, para os anunciantes, a tecnologia Prosper permite agregar valor à publicidade através de informação personalizada (em cor ou P&B), ou, mesmo segmentar veiculações, imprimindo em baixa tiragem anúncios segmentados ou regionalizados para interesses específicos.

Já no caso do diferencial para os leitores, a criação de um processo híbrido de impressão permite, segundo Carlini, trabalhar com informação variável e personalizada, além de esticar os dead lines para impressão de cadernos ou sessões regionais ou criar campanhas de fidelização entre os jornais e seus assinantes.

“Desmistificando o que muitos podem pensar, o custo de se investir em uma tecnologia como a Prosper em muito baixo, em comparação com o retorno obtido ou com o que se pode agregar de valor aos anúncios, por exemplo”, afirmou Carlini. 

No encerramento, Carlini ainda mostrou vídeo-depoimentos de clientes no exterior que já estão usando, com sucesso o processo híbrido de impressão, mesclando conteúdo fixo em alta tiragem com as rotativas convencionais, e conteúdo variável através das cabeças Prosper.

A Kodak estará na ExpoPrint Latin America 2014, a maior feira da indústria gráfica da América Latina, que acontece dentre os dias 16 e 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, na cidade de São Paulo. O cadastro para visitar gratuitamente a feira e conhecer as grandes novidades do mercado gráfico já está disponível no site: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro. A página do Facebook concentra todas as novidades sobre a feira e a indústria: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica.