A economia circular é um conceito muito debatido na sociedade e um grande desafio para a indústria. A hubergoup sabe disso e possui um conhecimento gigantesco no assunto, com desenvolvimentos técnicos e projetos nesse sentido, tendo também a preocupação de transmitir essa importante mensagem aos clientes.
Presença confirmada na ExpoPrint & ConverExpo Latin America, o maior evento de impressão das Américas, a hubergroup está pronta para levar suas soluções a diferentes mercados da indústria de impressão. O diretor da companhia no país, Richard Möller, nos concedeu essa entrevista e falou dos planos da huber. Confira:
- Em relação a novas tendências tecnológicas, qual a expectativa de exposição na ExpoPrint 2022?
hubergroup tem a inovação como característica e nosso R&D vem trabalhando no desenvolvimento dos produtos para adequá-los às novas tecnologias de impressão e demandas dos clientes. O mercado pode esperar de nossa empresa versões aprimoradas de nossas tintas, cada vez mais “verdes” (sustentabilidade / Economia Circular) e com melhor performance, tanto para offset, UV quanto para flexo/roto. Apostamos na ExpoPrint & ConverExpo 2022 como um marco importante para a indústria gráfica, não apenas como uma ótima exposição mas como um evento de intercâmbio em um momento que o país estará em processo de crescimento após o período de recuperação do impacto da pandemia.
- Quais os investimentos estão sendo realizados pela empresa se tratando de novas tecnologias?
Os principais investimentos tecnológicos se dão nas nossas plantas mães, na Alemanha, Itália e Índia. Há, já em fase final de implantação, um grande processo de redesenho de nossas fábricas, que teve objetivo de modernizar otimizar as produções. Esse processo andou em paralelo com novos investimentos para que nossas fábricas estivessem aptas a manter ou elevar as classificações das certificações ambientais (especialmente a Cradle to Cradle), como sistemas de tratamento de água, redução contínua de pegada de carbono, uso de energias renováveis, não manipulação de matérias-primas não certificadas, etc. Localmente nossos principais investimentos vêm sendo em processos, sempre visando a maior qualidade e agilidade no atendimento aos clientes.
- Qual a projeção de crescimento da empresa para 2022?
Acreditamos que cresceremos acima de dois dígitos em todos nossas unidades de negócios. Temos expectativa positiva em relação à retomada econômica após o forte impacto causado pela Covid-19, que já começou e será gradual até 2022
- A economia circular e os novos conceitos de sustentabilidade estão presentes na hubergroup. Como a huber atua para levar esse pensamento aos clientes?
O conceito está presente nos desenvolvimentos e forma de atuar de nossas fábricas há muito tempo, mas desde 2017, com as certificações Cradle to Cradle de nossas principais fábricas e linhas de produtos, começamos a levar aos nossos clientes os conceitos de Economia Circular.
Na ocasião, o conceito era novo para a grande maioria e associado a conceitos mais simples de sustentabilidade, mas aos poucos o mercado começa a entender que trata-se se um conceito mais amplo, onde um produto deve ser planejado desde sua concepção para que tenha um destino adequado no fim de seu ciclo, garantindo que não terá impacto negativo para o meio ambiente ou que terá impacto positivo quando possível. Temos tentado atuar como educadores, e também mostrando que nossa parte desse quebra-cabeças está bem resolvida, mas que o simples uso de tintas certificadas Cradle to Cradle para Economia Circular não torna o produto impresso “circular”, ou sustentável. É muito positivo que esse tema esteja em pauta.
– Com as novas demandas da sociedade, a hubergroup enxerga possibilidades positivas no mercado de embalagens e rótulos?
Sim, rótulos e embalagens são necessários para a sociedade e a demanda acompanha o desempenho da economia. Os modelos, materiais, comunicação visual etc. vão evoluindo conforme as demandas de transporte, vida útil, armazenagem, display que o mercado apresenta. É fato que a sociedade cobra de seus fornecedores embalagens de melhor reciclabilidade, de menor impacto para o meio ambiente, que ofereçam mais segurança ao consumidor, e tudo isso leva a mudanças nesse mercado. Para algumas empresas, novas oportunidades.
- A Gama Expandida, capacidade de imprimir em sete cores fixas, é um conceito que vem sendo muito falado nos últimos anos. A hubergroup acredita que isso irá evoluir no Brasil?
Acreditamos que sim, mas no segmento de impressão em flexíveis (flexo, principalmente).
A ExpoPrint & ConverExpo Latin America
Gostou de tudo que a hubergroup oferece para a sua empresa? A busca por ser mais sustentável é cada dia mais essencial e o maior evento de impressão das Américas vai mostrar toda uma indústria preocupada com esse tópico, com expositores de todo o mundo apresentando as melhores e mais sustentáveis soluções.
A ExpoPrint & ConverExpo Latin America vai reunir os profissionais de todas as impressões de 5 a 9 de abril de 2022 nos Pavilhões Verde e Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. A ExpoPrint é uma realização da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) com organização da APS Eventos Corporativos. A ConverExpo Latin America, principal feira do setor de conversão e impressão digital de embalagens e rótulos da América Latina, uma realização da ABFLEXO/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia).
Faça a sua credencial gratuita para visitar o maior evento de impressão das Américas em: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro
24 al 28 de Março, 2026
Martes a Viernes, 13:00 a 20:00
Sábado, 10:00 a 17:00
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expresamente prohibida la entrada a niños menores de 16 años.
* Está expresamente prohibida la entrada de visitantes con pantalones cortos, camiseta escotada y/o zapatillas.