Depois de nove meses do ano financeiro 2012/2013 (de primeiro de abril e 31 de dezembro de 2012), a Heidelberger Druckmaschinen AG (Heidelberg) está no caminho para atingir seus objetivos para o ano em exercício.
Na análise do trimestre (outubro - dezembro), vendas maiores e economias do programa de eficiência Focus 2012 convergiram em um resultado operacional com muita melhora, como planejado. As vendas do trimestre foram 9% maiores que o mesmo período do ano anterior, passando de 631 para 688 milhões de euros. O resultado operacional (EBIT), excluindo itens especiais, cresceu de 23 para 25 milhões de euros.
As melhorias no EBIT (Lucro antes dos Juros e Tributos) e o resultado financeiro levaram a um resultado positivo antes dos impostos de 5 milhões de Euros, depois de um resultado negativo de -25 milhões de Euros no mesmo período do ano passado. Tal resultado foi alcançado graças a positivos efeitos fiscais no período, com resultado líquido aumentando para 16 milhões de Euros (ano anterior: -14 milhões de Euros).
"O ano está indo de acordo com o planejado. O terceiro trimestre reflete o progresso que nós esperávamos em termos de ganhos. Nós estamos movendo sistematicamente em direção à nossa meta de voltar à lucratividade até o final do ano financeiro 2013/2014. Estamos no caminho certo", diz Gerold Linzbach, CEO da Heidelberg.
Estrutura financeira
Devido à melhora no resultado e gestão de ativos consistente, a companhia registrou um fluxo de caixa positivo de 28 milhões de Euros no terceiro trimestre. Também no terceiro trimestre, a dívida financeira líquida caiu 32 milhões de Euros em comparação com o trimestre anterior, para 325 milhões de Euros (data do balanço em 31 de dezembro de 2012).
Como esperado, a dívida líquida financeira foi maior do que no final do exercício anterior (quando estava em 243 milhões de Euros) devido à maior necessidade de recursos para processar os pedidos recebidos durante a drupa e os pagamentos relativos à Focus 2012. A estrutura financeira da companhia segue mostrando diversificação apropriada nos termos de fontes de financiamento e perfil de maturidade. Heidelberg, portanto, tem um quadro de liquidez estável, oferecendo amplo espaço para manobras.
"O programa de eficiência Focus 2012 está progredindo de acordo com o planejado, melhorando significativamente nossa rentabilidade. Nós também fizemos bons progressos com redução da dívida da empresa. O fluxo de caixa claramente positivo mostra que nós estamos definitivamente indo na direção certa", disse o CFO da Heidelberg, Dirk Kaliebe.
Nove meses seguindo como o planejado
Nos nove primeiros meses, as vendas do grupo foram 5% maiores do que o mesmo período do ano anterior de 1,905 milhões de Euros (ano anterior: 1,811 milhões de Euros).
Como esperado, o resultado operacional (EBIT) excluindo itens especiais depois de nove meses seguiu negativo em -32 milhões de Euros. Quando comparado com o quadro do mesmo período do ano anterior (-19 milhões de Euros), é essencial ter em conta os elevados custos não recorrentes para a feira drupa em maio de 2012.
Os itens especiais totalizam 24 milhões de Euros depois de nove meses e foram o resultado primordial das despesas relativas ao programa Focus 2012. Em 55 milhões de Euros, o impacto negativo do resultado financeiro foi de 7 milhões de Euros a menos que o ano anterior.
O lucro antes de impostos depois de três trimestres permaneceu negativo em -111 milhões de Euros (ano anterior: -91 milhões de Euros). Graças a efeitos fiscais positivos, o resultado líquido do período em questão foi de -88 milhões de Euros (ano anterior: -79 milhões de Euros).
Como resultado da drupa, a entrada de pedidos depois de nove meses subiu 12%, de 1,975 milhões de para 2,203 milhões de Euros. A carteira de pedidos permaneceu inalterada em 728 milhões de Euros.
Em 31 de dezembro de 2012, a Heidelberg tinha uma força de trabalho de 14563 por todo o mundo (ano anterior: 15666). O efetivo caiu cerca de 1100 no ano passado.
Perspectivas para os anos financeiros 2012/2013 e 2013/2014 confirmadas
Heidelberg continua assumindo que haverá um resultado claramente positivo das atividades excluindo itens especiais para o ano financeiro 2012/2013 como um todo.
Mais de um terço das economias planejadas do Focus 2012 já tiveram efeito no corrente ano financeiro. Os gastos necessários para esse propósito, no entanto, irão impactar negativamente o resultado financeiro e o fluxo de caixa livre, tanto no atual como no próximo ano financeiro. A dívida financeira líquida aumentará no atual ano financeiro.
No ano financeiro 2013/2014, as reduções de custos resultadas do Focus 2012 serão totalmente eficazes pela primeira vez e o resultado anual de economia chegará a cerca de 180 milhões de Euros. A previsão semestral de alcançar um lucro líquido para o ano permanece inalterada.
"Nós estamos bem conscientes que um programa de corte de custos como o Focus 2012 por si só não irá garantir o futuro da Heidelberg. Assim como nossos clientes de sucesso, devemos ser dinâmicos em focar o nosso portfólio em segmentos rentáveis. Vamos garantir isso através de nossa organização baseada em áreas de negócios. Focus 2012 está destacando o potencial para deixar nossas estruturas e processos mais eficientes sobre uma base contínua. Nós não podemos lutar contra as mudanças na indústria, por isso precisamos responder rapidamente e aproveitar as oportunidades que elas apresentam", disse Linzbach.
24 al 28 de Março, 2026
Martes a Viernes, 13:00 a 20:00
Sábado, 10:00 a 17:00
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expresamente prohibida la entrada a niños menores de 16 años.
* Está expresamente prohibida la entrada de visitantes con pantalones cortos, camiseta escotada y/o zapatillas.