A GMG anunciou que o GMG OpenColor recebeu o prêmio Flexographic Technical Association Technical Innovation na categoria de pré-impressão gráfica. A apresentação foi feita durante o banquete de gala da premiação que acontece juntamente com o fórum anual da FTA e a exposição INFO*FLEX, que aconteceu entre 28 e 30 de abril em San Diego (EUA). O GMG OpenColor é uma tecnologia de provas que prevê com precisão a aparência das cores das tintas para a impressão, particularmente “overprints”, tintas impressas em cima de outra. Isto permite a capacidade antes inatingível de deixar uma prova com a simulação precisa do resultado impresso.

O prêmio Technical Innovation reconhece as companhias e/ou indivíduos os quais suas visões e perseverança tragam novos produtos e tecnologias ao mercado de flexografia. Por mais de 15 anos, a FTA tem recompensado as mentes criativas e os tomadores de riscos que procuram formas para aperfeiçoar e avançar no processo de impressão flexográfica e aos que tragam contribuições significativas para a indústria em termos de adoção, mudança e postura competitiva.

A tendência contínua na impressão de embalagem é a crescente complexidade de trabalhos e o uso de impressões multi-color, reduzindo o tempo para o mercado. Muitos dos trabalhos pedem combinações diferentes de tintas, substratos, triagem e outras variáveis. Um dos maiores desafios que os convertedores encaram é precisão e confiabilidade da comunicação das cores entre todas as partes da cadeia de abastecimento, do gerente da marca ao impressor. Para compreender as cores, misturando-as, cada combinação precisaria de um teste gráfico específico, com diferentes combinações.

É mais caro ir até a impressora com tabelas de cores de impressão digital, fazer placas e gastar tempo testando do que ganhando dinheiro em um trabalho. O GMG OpenColor resolve este complexo problema das embalagens e fornece melhores resultados, com menos informação. Com o OpenColor, usuários não tem combinações de impressão de “overprint”. Eles podem imprimir as amostras de cores individuais e combinar as propriedades de cor e substrato no software. As medições são salvas e categorizadas de acordo com as variações de impressão. Isto permite a construção de um arquivo de amostras e combinar amostras existes para novos perfis, sempre que uma nova combinação de tintas tiver de ser perfilado.

“Todo nosso time está honrado em receber esse reconhecimento tão importante. Com o GMG OpenColor nós queremos dar um grande passo para ajudar os clientes a aumentar a eficiência da produção, e melhorar a precisão e previsibilidade de cores na cadeia de abastecimento”, comenta Victor Asseiceiro, diretor da unidade de negócios de embalagem da GMG. “Nós estamos trabalhando com muitas casas de pré-impressão e convertedores por todo o mundo, para ajuda-los a implementar o GMG OpenColor. Eles entendem que o OpenColor pode reduzir tempo para o mercado, economizar na criação de muitas impressões digitais, e reduzir longos tempos de preparação. Mais importante, ele melhora a comunicação de cores e o processo de aprovação entre todos os parceiros da cadeia de abastecimento, e verifica as cores esperadas. Eles gostam disso”.