A Esko anuncia que a Clicherlux, uma clicheria de tradição no Brasil, expandiu o uso da fabricação de clichês Full HD Flexo de chapas flexíveis a onduladas, com resultados muito bem-sucedidos.
A Clicherlux tem a sua sede em Valinhos, a 70 km de São Paulo, e foi fundada em 1975. É uma das maiores clicherias da América Latina. Com mais de 150 funcionários, a empresa produz clichês e matrizes de corte que abrange soluções para todos os tipos de embalagens, incluindo chapa ondulada, embalagens flexíveis, tipografia e gráficos.
A Clicherlux é pioneira na fabricação de matrizes de corte para corte e vinco rotativos, e agora tem a tecnologia mais recente em todos os mercados em que opera. Os clientes estão em boas mãos com a Clicherlux, que trabalha com as melhores tecnologias em cada segmento de operação com controle de qualidade excepcional. Para atender a demanda do cliente, a Clicherlux funciona 24 horas por dia, juntamente com o serviço de plantão durante feriados para atender emergências. Por isso, os clientes da Clicherlux, uma das maiores e mais importantes clicherias do Brasil, confiam tanto nessa marca.
A Clicherlux costumava trabalhar com a gravação digital de chapas flexográficas convencionais, utilizando a tecnologia de tela da Esko Platecell. A empresa tinha uma gravadora digital de chapas flexográficas CDI Spark 4835, mas em 2012 realizaram uma pesquisa para descobrir como obter sólidos melhores, especialmente para materiais flexíveis. Eles decidiram que seria melhor comprar uma outra CDI da Esko – a CDI Spark 4260 – com Full HD Flexo. Isso tornou a impressão dos trabalhos de seus clientes ainda melhor. O trabalho excepcional da Clicherlux recebeu a certificação Esko Full HD Flexo.
A empresa também pensou que havia uma oportunidade substancial de ajudar as gráficas a migrarem seu trabalho em chapas onduladas de offset para flexo – um método menos custoso de impressão. Enquanto todo o trabalho original, primário era feito com o Full HD Flexo para flexíveis, a Clicherlux descobriu que as chapas Full HD Flexo para o trabalho ondulado – e sua grande variedade de tecnologias de tela – também ofereciam resultados excepcionais em sólidos e realces que faziam uma diferença significativa em chapas onduladas. Isso ocorreu não somente para o trabalho com quatro a seis cores, mas também para trabalhos mais simples de uma ou duas cores.
A Clicherlux iniciou seus testes formais em 2013. A maior parte da implementação do Full HD para chapas onduladas foi desenvolvida com recursos locais da América Latina da Clicherlux e da Esko. "A Esko forneceu orientações sobre tela e exposição. A Esko sempre nos visita, entende nossas necessidades e fornece os melhores aconselhamentos sobre tela e tecnologia para obtermos o sucesso", afirmou Luciano Trombeta, gerente técnico da Clicherlux. A Clicherlux conseguiu avançar para o trabalho de produção no final do ano. Agora ela é uma referência na impressão de chapas onduladas. Na verdade, a empresa participou de apresentações com a Esko em muitos eventos do setor.
"Os resultados do Full HD Flexo em chapas onduladas têm sido excelentes. Encontramos uma mudança significativa na qualidade. Conseguimos melhorar a qualidade e a cobertura dos nossos sólidos. As telas Full HD da Esko permitiram que as gráficas melhorassem a cobertura e reduzissem o uso de tinta. Assim, as gráficas puderam reduzir a pressão sobre suas máquinas de impressão", explica Trombeta. "É um fator essencial para tudo. Quando você reduz a impressão, você elimina as irregularidades e o ganho de ponto é reduzido. As luzes e sombras são melhoradas. Isso tudo é uma combinação da excelente tela e da criação de um ponto de topo plano nos sólidos."
Um bom exemplo de aumento de produtividade é quando as gráficas usam duas unidades de tinta para obter a cobertura suficiente. "Para obter uma melhor cobertura de tinta, as gráficas têm de imprimir duas cores, duas vezes nas chapas onduladas. O Esko Full HD Flexo mudou o jeito como elas precisam imprimir", disse Trombeta. "Como a cobertura de tinta é muito boa com clichês Full HD Flexo, eles podem eliminar as unidades de tinta extra do trabalho e imprimir com apenas um único preto e uma única segunda cor." Portanto, há muita eficiência. O ajuste é mais rápido, porque são configuradas duas unidades e não quatro. A cobertura pesada de tinta nem sempre é útil em flexo. Dependendo da configuração da impressora, podem ocorrer impressões duplas, desperdiçando uma grande quantidade de tempo em ajustes, porque os operadores de impressoras precisam preparar a máquina e ajustá-la com tinta, versos de adesivos e outros ajustes para evitar esse problema", afirma Trombeta.
"Muitos clientes descobriram que podem imprimir muito melhor – e isso é muito evidente. Com as telas Full HD, os pontos não ficam mais "esmagados" na impressora, e o ganho de ponto foi reduzido significativamente. Quando você reduz o ganho de ponto, você pode enviar tinta diretamente para o anilox, sem lâminas raspadoras para os rolos", acrescenta Trombeta. "Conseguimos obter a gama que costumávamos obter com oito cores, com apenas quatro cores – e o resultado é bem melhor do que antes. É incrível. As gráficas também notaram que não tinham de parar as máquinas para limpeza com tanta frequência, porque os clichês não eram preenchidos com tinta. Eles descobriram também que menos pressão sobre a impressora aumentava a vida útil das chapas.”
Na América Latina, muitas gráficas usam impressoras flexográficas simples e imprimem caixas de papelão ondulado marrom. Mesmo no tipo pequeno do papelão ondulado marrom, linhas finas e códigos de barras são muito mais finos. A melhor resolução do Full HD Flexo faz a diferença.
A Clicherlux sempre foi fornecedora de referência em matéria de chapas onduladas. As gráficas contavam com a clicheria para ajudá-los em trabalhos difíceis que nenhuma outra conseguia fazer. Ela sempre foi um recurso para grandes empresas com orçamentos maiores. No entanto, empresas com orçamentos menores e impressoras flexográficas mais simples e antigas aprenderam que agora com o Full HD Flexo, a Clicherlux pode oferecer a qualidade que não podia oferecer no passado e por um preço mais econômico.
"Geralmente, o cliente vem até nós com amostras de trabalhos feitos. Eles nos perguntam se podemos corresponder ao que estão fazendo", comentou Trombeta. "E quando fornecemos novas chapas, surpreendemos o cliente totalmente. Quando eles veem os resultados, sempre perguntam: "Como vocês fizeram isso?". Todas as nossas gráficas, que operam impressoras flexográficas simples ou mais sofisticadas, notaram que existe um espaço significativo para a melhoria da impressão com o Full HD Flexo."
Entre 2013 – o ano em que a Clicherlux começou a criar chapas Full HD para o seu negócio de ondulados – e 2015, o negócio da empresa cresceu 40% (medido pelo aumento do volume de chapas). "Na verdade, estamos pensando em comprar outra gravadora digital Esko CDI com recursos Full HD Flexo para acompanhar a demanda", comentou Trombeta.
A Clicherlux também está experimentando o Esko Equinox e a impressão em gama estendida para ver se encontra uma maneira para o cliente combinar facilmente seu trabalho de chapas onduladas e embalagens flexíveis, imprimindo de modo mais eficaz ao reunir vários trabalhos na mesma impressão. "Estamos fazendo testes com um cliente que já está trabalhando com a gama estendida em embalagens flexíveis e que está interessado em ver como a mesma tecnologia pode influenciar o seu trabalho com chapas onduladas", concluiu Trombeta. "O Full HD Flexo causou um impacto significativo sobre os negócios dos nossos clientes de chapa ondulada, o que também afetou positivamente o nosso negócio."
24 al 28 de Março, 2026
Martes a Viernes, 13:00 a 20:00
Sábado, 10:00 a 17:00
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expresamente prohibida la entrada a niños menores de 16 años.
* Está expresamente prohibida la entrada de visitantes con pantalones cortos, camiseta escotada y/o zapatillas.