Pesquisa realizada junto a 1.040 consumidores do Brasil pela Two Sides, organização sem fins lucrativos com atuação em cinco continentes e apoiadora da ExpoPrint Latin America, mostra que os hábitos de leitura dos brasileiros têm sido influenciados pelo avanço das mídias digitais, mas ainda prevalece, de forma acentuada, a preferência pelas publicações impressas em segmentos como o de livros, revistas e faturas. Segundo a pesquisa, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de 10 países pesquisados, com maior adesão à impressão em papel.
“Essa posição reflete a confiabilidade que os meios impressos têm para os leitores brasileiros”, observa Fabio Arruda Mortara, country manager da TWO Sides no Brasil, ao destacar ainda que o consumidor nacional ainda prioriza as publicações impressas e tem uma forte disposição para receber faturas e pagamentos impressos.
A enquete, que integra um estudo global da Two Sides nesses países (Austrália, Brasil, França. Alemanha, Itália, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos), mostra que 78% dos consumidores brasileiros preferem o livro impresso, e a maioria raramente lê o livro pelo meio eletrônico, devido ao manuseio mais agradável e confortável do impresso para a leitura. Já 61% têm preferência pelas revistas impressas e 55% preferem receber, em papel, as contas de serviços públicos, de internet, telefonia, carnês de impostos e exames médicos, por considerarem que têm valor de documento, a fim de arquivá-los.
No caso dos jornais, 54% dos brasileiros preferem o meio digital, e 71% leem notícias diariamente em dispositivos eletrônicos, resultado este influenciado não só pela possibilidade de atualização instantânea das notícias nas mídias digitais, mas também devido ao fator econômico, pois a pesquisa aponta que receber notícias online gratuitamente é a opção preferida pela maioria. Ainda assim, 60% consideram que o jornal impresso proporciona entendimento mais profundo do conteúdo, e 57% afirmam que este meio tem maior credibilidade, em comparação a apenas 27% das mídias sociais. Por conta disso, a maioria teme que os jornais impressos desapareçam, mesmo com 77% deles prevendo ler mais notícias online no futuro.
Ao mesmo tempo em que a leitura de notícias online cresce, a pesquisa revelou a preocupação com a veiculação de fake news, fator que impacta a credibilidade das mídias digitais na opinião de 81% dos entrevistados.
E-commerce, bancos, privacidade e segurança
Segundo a pesquisa da Two Sides, dois em cada três consumidores brasileiros (66%) realizam busca e compras a partir de algum dispositivo eletrônico diária ou frequentemente, mas 44% utilizam catálogos ou folhetos impressos para fazer as compras. Esse comportamento reflete a adesão crescente ao e-commerce, impulsionada pelas ofertas online, que são enviadas massivamente e geram a compra por oportunidade ou impulso, mas também mostra que o material impresso ainda tem peso importante na decisão de compra.
Outro dado da pesquisa é a preocupação com privacidade e segurança: 74% dos entrevistados preocupam-se com a segurança dos dados em caso de pagamentos eletrônicos – inclusive os consumidores da geração mais digital, na faixa entre 18 e 24 anos –, e 71% consideram mais seguro guardar cópias em papel de todos os documentos importantes.
Outra percepção dos consumidores é que, para 69% deles, os governos, os bancos e outras instituições querem convencer as pessoas a ir para o digital, mas 58% afirmam que poderão mudar de instituições se o banco ou o prestador de serviços os forçarem a receber seus documentos somente de forma eletrônica. Inclusive, eles imprimem, frequentemente, suas contas e extratos, mostrando a importância do papel.
Propaganda e promoções
Quando se trata de propaganda, a pesquisa da Two Sides mostra que não há uma tendência clara entre preferência dos consumidores por propaganda e comunicação impressas ou digitais, embora haja indicadores pontuais que reforçam a importância da comunicação em papel.
Por exemplo, receber malas diretas impressas personalizadas ou folhetos promocionais impressos em suas residências é a opção, respectivamente, de 63% e 58% dos entrevistados. Inclusive, 44% deles afirmam prestar mais atenção às propagandas e malas diretas impressas do que online, e 49% dizem não prestar atenção a e-mail marketing e propagandas online. O índice dos que não confiam em muitas das propagandas online é de 56%, sendo que 46% fazem o possível para bloqueá-las, e 44% não lembram quando clicaram pela última vez, voluntariamente, em um anúncio digital.
Sobre a pesquisa
A pesquisa da Two Sides foi realizada pela empresa de pesquisa independente Toluna, em junho de 2017, abrangendo 10.700 consumidores em dez países (Austrália, Brasil, França. Alemanha, Itália, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos). No Brasil, foram entrevistadas 1.040 pessoas, das quais 54% na região Sudeste; 55% na faixa etária entre 18 e 34 anos, sendo 52% mulheres e 48% homens.
A versão global da pesquisa "Impressão e papel em um mundo digital", da Two Sides, pode ser acessada em: www.twosides.info/survey2017.
24 al 28 de Março, 2026
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