Thomaz Caspary *
Estamos assistindo neste momento às imensas modificações e avanços que se apresentam em 2018 face às mudanças havidas no mercado comprador e na tecnologia gráfica. Em função das novas premissas de mercado, não só no mundo globalizado, mas também no mercado interno brasileiro, uma série de mudanças estão por vir e certamente estas, tanto tecnológicas como de gestão, irão trazer certo desconforto para o empresário gráfico brasileiro, pois terá que atuar em suas decisões com maior presteza e velocidade.
O empresário gráfico terá que se acostumar a mudar seus paradigmas. O gráfico terá que reposicionar a sua empresa no mercado, com o apoio destas novas tecnologias, da aquisição cada vez maior de conhecimentos mercadológicos e finalmente através da recolocação de pessoal de competência comprovada em sua empresa.
Entre outras coisas, um dos itens ao qual o empresário terá que se acostumar é a liderança cada vez maior das profissionais femininas que a cada dia vão tomando posições de destaque nos diversos setores de comando, tanto nas gráficas, como nos nossos clientes. Teremos que derrubar as barreiras psicológicas do “machismo”, aceitando cada vez mais a entrada no mercado da competência feminina.
A nossa gráfica encontra-se agora diante do grande desafio de mudar. Não podemos mais ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecer. Temos que nos posicionar frente ao mercado, aprendendo a falar com este mercado da maneira correta, pois ele está cada vez mais concorrido e monopolizado. Precisamos também achar para cada gráfica, os nichos de mercado apropriados para sua filosofia e tecnologia, assim como buscar diferenciais competitivos e vantagens criativas para não cairmos nas chamadas “commodities”.
Temos que mudar a nossa cabeça no tocante aos meios de produção, que estão com extrema velocidade se transformando de analógicos para digitais. Temos que indiscutivelmente entrar de uma vez por todas, nos sistemas computadorizados de gestão. Finalmente temos que profissionalizar com maior rigor a nossa empresa, admitindo em todas as áreas, profissionais mais qualificados.
É de fundamental importância que façam uma visita à EXPOPRINT 2018, principalmente para aqueles que nunca foram à DRUPA.
Podemos citar inúmeros pontos que fazem a sua visita valer a pena, onde após uma profunda reflexão, você caro leitor mudará a sua forma de agir:
· Hoje o executivo não recebe todas as planilhas com dados reais de sua gráfica e na maioria das vezes sai dando a bronca, pois os resultados não batem com o que o dono imaginava. O executivo dos nossos dias, com base aos resultados analisados nas planilhas, propõe mudanças, sempre após consulta a seus assessores, para estabilizar a empresa e posteriormente cobra de sua equipe os itens propostos. Na EXPOPRINT você encontrará diversas empresas com sistemas de gestão (Custos, PCP, Vendas, etc.) além de uma gama de consultores especializados em gráfica.
· Muitos donos de gráfica estão hoje em seu pedestal, ou seja, sentem-se os onipotentes e onipresentes “homens-chave” da empresa. Eles estão no topo dos acontecimentos e das decisões. Fatalmente esta cegueira de empresa poderá levar a empresa à destruição, como temos visto inúmeros casos. Na nova economia, depois de analisadas as tendências na EXPOPRINT, conversando com executivos de todo mundo e principalmente da América Latina, além de capacitar o seu pessoal para ser mais responsável pelos seus atos, o executivo da gráfica deve se colocar no centro dos acontecimentos sendo bastante participativo e delegando o máximo possível.
· O “general” da empresa gráfica, em muitos casos, tem se mostrado hoje em dia um verdadeiro arquétipo de militar enquanto que para a empresa moderna, o posicionamento do comandante da empresa deve ser de educador, pois sem dúvida alguma, ele alcançará com maior rapidez as metas traçadas e os resultados para a empresa.
Esta EXPOPRINT 2018 dará chance ao empresário gráfico, a se conectar com um novo momento da tecnologia gráfica, principalmente na área da comunicação digital e da impressão digital. Interessante será o contato com as Associações de Classe como a ABIGRAF e outras dos diversos estados do Brasil. Diversas empresas de consultoria, como a ANCONSULTING, poderão ser de grande valia além do SEBRAE que também estará atendendo a pequena e microempresa.
Para você que ainda está iniciando seu contato com este ramo, vale a pena bater um papo, com o pessoal da ALPHAGRAPHICS empresa com franqueados em quase todos os países do mundo e várias dezenas por este Brasil, que oferece um pacote de tecnologia, administração e vendas com alta rentabilidade. Já para os que possuem gráfica, não deixem de visitar as empresas de SISTEMAS DE GESTÃO.
Grande variedade de SISTEMAS DIGITAIS para todos os mercados de impressão também estarão expostos nesta feira latino-americana. Portanto você não pode perder esta EXPOPRINT LATINAMERICA 2018 que será realizada em São Paulo no Expo Center Norte de 20 a 24 de março. Informe-se nos canais digitais.
Site: www.expoprint.com.br
Facebook: www.facebook.com/expoprintlatinamerica
Estarei diariamente na ExpoPrint rodando pelos diversos expositores. Caso necessitem falar comigo estou disponível no Telefone Celular (11) 99105-2776.
Boa visita à ExpoPrint!
* Thomaz Caspary é consultor de empresas e diretor da Printconsult. – tcaspary@uol.com.br - (11) 3167-6939 – (11) 99105-2776.
24 al 28 de Março, 2026
Martes a Viernes, 13:00 a 20:00
Sábado, 10:00 a 17:00
Expo Center Norte
São Paulo - Brasil
* Expresamente prohibida la entrada a niños menores de 16 años.
* Está expresamente prohibida la entrada de visitantes con pantalones cortos, camiseta escotada y/o zapatillas.