O ano de 2024 contará agora no segundo semestre com as Eleições Municipais, momento importante para o setor de impressão conseguir demandas adicionais.

As regras finais ainda serão divulgadas pela Justiça Eleitoral, mas pouco deve mudar do que já conhecemos.

O momento eleitoral é importante para donos de gráficas e empresas de comunicação visual, que buscam fazer negócios em maquinário e insumos para dar conta da produção.

Por ser eleição municipal, todas as cidades do Brasil têm muitos candidatos a prefeito e vereador, dando a oportunidade para mais empresas aproveitarem o momento.

Alguns itens devem se destacar, como:

- O tradicional santinho e/ou colinha
- Adesivos conhecidos como praguinha
- Bandeiras impressas
- Camisetas para quem for atuar na campanha
- Folhetos e folders exaltando currículo e realizações do candidato
- Sinalização móvel nos tamanhos determinados e sem atrapalhar o fluxo
- Adesivos perfurados em carros


Há ainda algumas outras opções interessantes, como:

- Um belo e diferenciado cartão de visita com a identidade da campanha

- Um jornal/tabloide destacando as ações do candidato

- Adesivo em janelas, sempre obedecendo as especificações da legislação

- Pequenos banners dentro das regras, e nunca em bens públicos

 

Dica adicional: por mais que a empresa de impressão normalmente receba o material do candidato pronto para impressão, é importante que ela sempre lembre que materiais impressos precisam seguir as regras eleitorais, como:

- Ter CNPJ da gráfica e da campanha
- Ter nome do candidato e vice bem legíveis (em candidato a prefeito)
- Ter número e legenda partidária claramente colocados
- Ter tiragem impressa

 

Cartilha Vote no Impresso 2024

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF Nacional - divulgou a quinta edição da cartilha "Vote no Impresso”, um projeto apartidário e orientativo para orientar candidatos e gráficas. Faça o download gratuito aqui.