Vinte anos depois da chegada da tecnologia Goss Autoplate, a Goss celebra a data destacando a importância da tecnologia para o setor de impressão. Introduzindo reduções no tempo de preparação, trabalho e despesas, a inovação Autoplate aumentou as vantagens da offset rotativa e criou oportunidades pelo mundo em vários setores e aplicações.

A troca automática de chapa Goss Autoplate foi introduzida primeiramente na M-600 em 1995, oferecendo a capacidade nunca antes alcançada, em uma sequência precisa. As chapas eram colocadas em cassetes nas unidades de impressão enquanto o trabalho era executado ou quando a máquina estava ociosa; então, ao apertar de um botão as chapas velhas eram automaticamente colocadas para fora da rotativa e substituídas pelas novas. Todas ou quaisquer combinações de chapas poderiam ser alteradas desta forma.

De acordo com o gerente de produtos da Goss, Jean-Pierre Moioli, apesar do ceticismo inicial, as demonstrações ao vivo em feiras e open houses, juntamente com experiências em campo, rapidamente estabeleceram a tecnologia Autoplate como a porta-bandeiras para a automação de impressão rotativa. "A beleza do sistema foi - e é - a simplicidade de sua operação que é possível através de uma engenheira precisa, sem necessidades extras de limpeza e manutenção", explica. "Com a percepção de que quanto menor a tiragem, maior o benefício, houve uma liberdade para explorar as tiragens além daquelas tradicionalmente associadas com a impressão offset rotativa e até mesmo competir com a alimentação de folhas".

Hoje, mais de 2100 unidades Goss Autoplate estão em operação em uma série de impressoras de jornais e impressão comercial em todo o mundo, além do trabalho contínuo em inovação.

"Nossa experiência com a M-600 fez o maior formato de impressão possível com o mesmo design, criando mais oportunidades para os profissionais de impressão - e quanto maior a chapa, maiores são os benefícios", comenta Moioli. "Um de nossos principais objetivos alcançados é a confiabilidade, provada pela experiência de campo com quase 100% de sucesso na troca de chapas. No caso da Automatic Transfer, nós temos clientes executando linhas de impressão de formato 48-páginas que estão mudando mais de 700 chapas em um dia!".