Ir além das capacidades da impressão digital em baixas tiragens e dados variáveis, implantar um inovador modelo de negócio e, de quebra, agradar e ajudar na educação das crianças. Esta é a startup Por Dentro da História, que inovou na Bienal do Livro imprimindo cartazes e livros personalizados dentro da feira.
O projeto começou na própria Bienal do Livro há dois anos, quando o CEO conseguiu vender seis mil livros dentro da feira na estreia da startup. O livro da Por Dentro da História consiste em personagens famosos, como a Turma da Mônica, com um “algo a mais”: é possível personalizar um personagem, ou seja, criar um novo personagem com as características de uma criança, que passa a “fazer parte” daquele universo.
Dentro da Bienal 2018, o processo funcionou da seguinte forma: em um totem, a criança inseria as suas características (cabelo, olhos, vestuário, acessórios) e criava seu próprio personagem. Eram dois materiais impressos: um cartaz, gratuito, ou um livro mais completo em que o personagem criado aparece em praticamente todas as páginas, de diferentes formas.
Tudo feito com impressão digital em questão de minutos, ao vivo, dentro da Bienal do Livro. Neste ano, o projeto contou com a parceria da Gráfica Forma Certa e também da HP. No estande, chamado de “A Fantástica Fábrica de Sonhos”, estava em operação uma HP Indigo 5900.
Além dos dados variáveis e das baixas tiragens
Para o CEO e cofundador da Dentro da História, André Campelo, a inovação está em ir além das baixas tiragens - são impressões sempre individuais - e levar os dados variáveis muito à frente de apenas uma matriz com uma linha diferente: é todo um livro com aplicação desta tecnologia, em diferentes cores e formatos com texto e imagem.
“Somos uma plataforma que coloca a criança como protagonista da história com seus personagens favoritos. São livros personalizados, com sua identificação em todas as páginas. É um livro único para a criança”, conta o CEO, que destaca que, na Bienal, o diferencial é poder ver o sorriso da criança quando recebe o livro com um personagem parecido com ela.
Fora da Bienal, a startup Por Dentro da História consiste em uma plataforma em que o usuário insere suas informações para a geração do arquivo. Este arquivo é entregue para a gráfica, que imprime e finaliza um a um. Por possuir um código de barra, é possível atualizar todas as informações em tempo real ao usuário, para que ele saiba quando o livro será entregue em sua casa.
Como não tem sua gráfica própria, a Por Dentro da História também tem a vantagem de uma produção descentralizada. Atualmente, há gráficas em seis estados diferentes que são homologadas para produzir o material da Por Dentro da História.
Toda a parte de logística vem também da startup: a gráfica não tem qualquer contato com o consumidor final. O mesmo vale para o canal de distribuição: a venda é feita de maneira direta com o consumidor, sem intermediários. É a Por Dentro da História que liga o consumidor final aos seus livros.
“Temos um modelo estoque zero. Nosso produto é phygital (conceito que mistura físico e digital), pois ele existe nas duas pontas. De início, o produto não existia nem no mundo digital nem no físico, não há um arquivo pronto. Quando a criança insere suas informações, é criado o arquivo digital, que em seguida passa pela impressão e vira físico”.
A customização traz um maior apego da criança com o livro e, por consequência, com a leitura. “Com o livro personalizado, a criança se identifica mais, isso dá a ela mais vontade de ler, de aprender. Se ela está em todas as páginas, faz muito mais sentido. E a questão do livro físico entra também na experiência em família: a criança senta no colo dos pais, vira as páginas. Isso não existe com o ebook, que é uma experiência mais individual”, diz Campelo, que conta que só há duas versões iguais do mesmo livro quando os pais compram “um para guardar e outro para a criança poder brincar”.
A ideia da Por Dentro da História deu certo. Além do sucesso na Bienal, em dois anos já foram produzidos mais de 250 mil livros, sempre focados no público infantil. No site, além da Turma da Mônica, há mais de 20 histórias, como Patrulha Canina, Meninas Superpoderosas, O Show da Luna, Dora, a Aventureira, Galinha Pintadinha, Smilingüido & Sua Turma, e da série Pequenos Torcedores, com times brasileiros de futebol. Para o futuro, a ideia é a criação de novas histórias, além de histórias próprias.
“Pegamos um caminho diferente e está funcionando. Acreditamos que a personalização estará em todas as categorias de impressão. Até porque o mundo digital já é assim, com o e-mail marketing cada vez mais personalizado. O que oferecemos é muito mais do que baixas tiragens: é um livro on-demand. E está além de dados variáveis: pegamos um arquivo e mudamos todo o arquivo”, finaliza André Campelo.
Dentro da História em detalhes
A experiência na Bienal para a criança dentro da Por Dentro da História começa em uma das telas interativas instaladas no estande. Lá, a própria criança ou adulto que quiser presenteá-la cria um avatar da Turma da Mônica com características personalizadas: menino ou menina, nome, cabelos, olhos, jeito de se vestir, entre outros detalhes.
A etapa da impressão é mais uma experiência que se transforma em brincadeira na Fantástica Fábrica de Sonhos. Toda colorida, a gráfica instalada no local também parecia ter saído de um dos gibis da Turma da Mônica. Através de suas janelas, foi possível acompanhar todo processo de transformação das criações digitais dos visitantes em exemplares físicos. Funcionários imprimem, dobram, grampeiam e montam os livros ao vivo. Tudo em cerca de 30 minutos.
A Dentro da História foi lançada na Bienal de 2016 — quando vendeu 6 mil livros. Em abril de 2018, a empresa entrou para o 100 Startups to Watch, ranking que lista as empresas brasileiras mais promissoras para investidores e aceleradoras. A startup faz parte do programa Endeavor Scale Up, que seleciona empresas de alto crescimento e modelo de negócio de inovador. Para 2018, a perspectiva da Dentro da História é dobrar seu faturamento.
Parceria com HP
Na Bienal, a Dentro da História contou com uma parceria com a HP, que levou ao Anhembi a impressora HP Indigo 5900, especializada em impressão editorial. Coração da gráfica da Fantástica Fábrica de Sonhos, a impressora mede 2 metros de altura, 4 metros de comprimento, 2,3 metros de largura e pesa 2,7 toneladas. Dependendo das configurações de cor e de papel, tem velocidade de impressão entre 68 e 272 páginas por minuto.
“Para a HP, essa é uma excelente oportunidade de mostrar ao mercado editorial as várias possibilidades que a impressão digital pode oferecer, como personalização e impressão rápida com alta qualidade”, afirma Renato Barbieri, diretor de Artes Gráficas da HP Inc. Brasil.
March 24-28, 2026
Tuesday to Friday, From 1 pm to 8 pm
Saturday, From 10 am to 5 pm
Expo Center Norte
Sao Paulo - Brazil
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