"Reunir mulheres líderes do mercado gráfico nacional para enfrentar os desafios da indústria". Esta é uma das missões do Mulheres de Impressão, iniciativa inédita surgida no setor de impressão com grandes empresárias, que geram quase 4 bilhões de reais em faturamento anual entre as empresas que já fazem parte do projeto.

O movimento tem um objetivo claro: quer transformar o mercado gráfico brasileiro. Mulheres líderes, criativas e visionárias da indústria de impressão estão criando uma rede de troca, empoderamento e crescimento através de networking e novas oportunidades de negócios.

Nos comunicados do movimento, a mensagem é direta: "Juntas, queremos reescrever a história da indústria gráfica, dando voz e visibilidade aos negócios liderados por mulheres, ampliando o número de líderes femininas no setor. Cada uma de nós tem um papel fundamental nessa jornada, e é hora de fazer a diferença, promovendo um ambiente mais inclusivo e sustentável".

De acordo com o Mulheres De Impressão, as mulheres ocupam hoje menos de 20% dos cargos de liderança nas gráficas do país. "Queremos mudar esse cenário, impulsionando a participação feminina nos negócios para 50% nos próximos cinco anos. Nosso objetivo é promover a igualdade de oportunidades e aumentar a representatividade de negócios femininos".

Por meio de eventos e uma forte rede de apoio, o movimento pretende impulsionar mais negócios liderados por mulheres até 2025, oferecendo insights valiosos e oportunidades reais de networking. Assim, o propósito é ser o ponto de convergência para mulheres que estão moldando o futuro da indústria gráfica no Brasil.

Com quase 4 bilhões de reais em faturamento anual das empresas que já fazem parte do movimento, as mulheres do mercado gráfico têm um impacto significativo, e é possível aumentar esse número com um cenário de cooperação e crescimento das lideranças femininas.

Fórum

As primeiras iniciativas já começaram. Além de grupos em que as empresárias se ajudam mutuamente com questões ligadas à impressão, um Fórum no Rio de Janeiro será a grande oportunidade de encontro presencial das executivas.

O I Fórum Mulheres de Impressão acontecerá no dia 1º de novembro no Rio de Janeiro e tem como objetivo reunir mulheres líderes do mercado gráfico nacional para enfrentar os principais desafios da indústria e fortalecer a rede de negócios liderados por mulheres.

A iniciativa surgiu da necessidade de criar um espaço de troca entre empresárias da indústria gráfica, demanda crescente que reflete a sede por conhecimento e colaboração. Ao longo dos anos, muitas empresárias expressaram a necessidade de discutir questões críticas como prospecção de vendas em tempos atuais, experiência do cliente, governança/cultura e liderança feminina.

O interessante do evento é a divisão em duas partes. Na primeira, apenas mulheres líderes gráficas participam - sem a presença de fornecedores. Serão quatro palestrantes renomadas, abordando os tópicos mais votados pela comunidade, proporcionando insights valiosos e soluções práticas. Na segunda parte, para todos os presentes, um coquetel vai gerar a oportunidade de networking e interação direta com as líderes do setor.

Todas as informações sobre o projeto e o evento estão em: www.instagram.com/mulheresdeimpressao.