Graças às ações de Two Sides, a percepção dos consumidores de que o papel é sustentável, produzido a partir de árvores cultivadas e de papéis reciclados vem aumentando. No entanto, ainda há desconhecimento em relação à sustentabilidade da cadeia produtiva do papel. Por conta disso, a Two Sides realiza campanhas para divulgar mensagens que ajudam a combater equívocos, mitos e dúvidas sobre o papel e seu impacto no meio ambiente.
Com o apoio de veículos de comunicação, Two Sides está promovendo no Brasil a campanha Love Paper, que já recebeu o equivalente a 3 milhões de euros em espaço publicitário em revistas e jornais de outros quinze países. No Reino Unido, por exemplo, participam os jornais The Times, Metro, The Guardian, The Economist e Daily Mail, assim como revistas de grande circulação, que juntos têm uma audiência diária de mais de 10 milhões de leitores.
De acordo com Fabio Arruda Mortara, presidente de Two Sides Brasil, nunca houve uma preocupação tão disseminada como agora sobre as credenciais ambientais dos produtos e materiais que usamos. As discussões acerca do uso de plásticos, por exemplo, alimentaram uma mudança substancial na atitude das pessoas e dos negócios em relação à sustentabilidade.
"Esse debate levou mais pessoas a entenderem que o papel pode ser uma escolha ambientalmente correta para leitura, comunicação e soluções de embalagem, mas ainda existe uma falta de entendimento e uma subvalorização significativa sobre o quão sustentável são o papel, o papelcartão e o papelão", afirma Mortara. Ele completa: "Este ano, a Love Paper está mais emocional e procura falar diretamente às pessoas, ao apresentar uma identidade visual totalmente nova, com informações ainda mais claras, e abordar questões como reciclagem, sequestro de CO2 e sustentabilidade".
Em 2013, por exemplo, somente 4% dos consumidores no Reino Unido acreditavam que as florestas na Europa estavam crescendo - o que é um fato comprovado. Hoje, esse índice é mais do que o dobro. "Em relação à reciclagem, 17% dos consumidores acreditam que a taxa de reaproveitamento do papel na Europa seja maior do que 60%, índice mais de três vezes superior ao dos que compartilhavam dessa percepção sete anos atrás", comemora Fabio Mortara, de Two Sides. No Brasil, a taxa de reciclagem ultrapassou 68% em 2019.
Para a ANJ - Associação Nacional de Jornais, a iniciativa de Two Sides tem um papel relevante na defesa da comunicação impressa e, por isso, o segmento dos jornais tem buscado apoiá-la e difundi-la. "A campanha deste ano está ainda mais forte por conta do seu visual e por trazer as informações de forma ainda mais clara e impactante", afirma Ricardo Pedreira, diretor executivo da ANJ.
"Defender a comunicação impressa é também um compromisso do segmento de revistas, por isso ficamos muito satisfeitos em apoiar esta iniciativa, que, este ano, destaca questões relevantes como reciclagem e sustentabilidade", acrescenta Juliana Toscano, diretora executiva da ANER - Associação Nacional dos Editores de Revistas.
Para Tamara Natale, gerente de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade da International Paper do Brasil, "o lançamento da campanha Love Paper no Brasil, contribui para combater mitos sobre a produção do papel, além de ser uma aliada no fortalecimento e disseminação de conhecimento sobre a sustentabilidade do processo produtivo, árvores cultivadas, produtos à base de fibras renováveis e papel. Essas informações são extremamente relevantes para todos, pois o papel é essencial em vários momentos do nosso dia a dia e tem um poder transformador em vários campos como na educação, trabalho, lazer e cultura”.
A APS Eventos Corporativos é uma apoiadora da iniciativa Two Sides e está ao lado do grupo ao levar, através de suas feiras como ExpoPrint Latin America e FESPA Digital Printing, a melhor informação sobre a indústria.
March 24-28, 2026
Tuesday to Friday, From 1 pm to 8 pm
Saturday, From 10 am to 5 pm
Expo Center Norte
Sao Paulo - Brazil
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