"A indústria gráfica é confrontada com velocidades cada vez maiores das máquinas, com aumento correspondente da refrigeração, tinta e condicionamento integrado. Isto só pode ser encarado com o uso de unidades mais poderosas do que aquelas em uso atualmente", observou Peter Böcker em um workshop com líderes do ramo de impressão. Isso foi há 15 anos, em 1998.
Peter Böcker era um empregado da technotrans AG, o fornecedor líder de sistemas para a indústria de impressão mundial. Hoje ele é líder do departamento de vendas para impressão do grupo corporativo, assim como é responsável pelas vendas de impressão nas 20 companhias de vendas e serviços na Europa, Estados Unidos e Asia. O expert em impressão se diverte com sua antiga citação. "Você pode aplicar essa declaração para a situação atual da tecnologia de impressão digital", diz Böcker, "tirando a última parte da mensagem, porque naturalmente as unidades que são necessárias no futuro são bem conhecidas", pelo menos para a technotranas AG.
Quando há dois anos, na Hunkeler Innovationdays, a technotranas apresentou uma copiadora colorida refrigerada a água, em que a tecnologia de refrigeração estava completamente integrada, o mundo profissional ficou espantado.
"Quem precisa disso?", foi a reação que prevaleceu, lembra Peter Böcker. Agora há um número crescente de máquinas com uma taxa de performance que não pode ser manuseada sem uma refrigeração precisa.
"O desenvolvimento é consideravelmente mais rápido do que a impressão convencional", diz Böcker. "As últimas inovações haviam sido mostradas em Lucerne em 2011, quando Benny Landa mostrou a grande coisa na drupa 2012 para a impressão digital com características de capacidade disponíveis apenas na impressão offset."
A copiadora ridicularizada de 2011 resultou na cooperação com grandes fábricas de impressão digital. As primeiras instalações de nova HP 10000 foram equipadas com o sistema de refrigeração technotrans. "Os fabricantes de sistema naturalmente perceberam rápido que a technotrans AG tem algumas soluções na mão", é como Peter Böcker descreve a situação. "Se alguém considerar o controle de zona única de temperatura com as várias áreas da impressão digital, então eles encontrarão uma tecnologia que a technotrans já usa há 25 anos".
O desafio para o sistema de fornecimento internacional é o fato de que muitas soluções precisam de uma escala menor. "Devido à velocidade maior e maior das máquinas, as tintas precisam ser fornecidas em um tempo cada vez menor", diz Böcker. "Por esta razão nós vamos apresentar uma bomba de tinta especial, com uma capacidade de até dois quilos por minuto na Hunkeler Innovations 2013". Na impressão digital, isso é muito.
A technotrans desenvolveu também bombas que alimentam-se de até um quilo de tinta em dois segundos. Peter Böcker descreve que uma vantagem a mais para os fabricantes de máquinas de impressão digital é a longa experiência da technotrans AG como uma fornecedora OEM.
A technotrans estará expondo no Hunkeler Innovationdays 2013 de 11 a 15 fevereiro, juntamente com parceria de cooperação austríaca Merlin Luftbefeuchtungssysteme.
March 24-28, 2026
Tuesday to Friday, From 1 pm to 8 pm
Saturday, From 10 am to 5 pm
Expo Center Norte
Sao Paulo - Brazil
* Expressly prohibited entry for children under 16.
* It is expressly forbidden the entrance of visitors wearing shorts, low cut t-shirt and/or slippers.