Em mais um mês com uma leve retração, três segmentos se destacaram por trazerem um balanço positivo nas vendas de julho: o de livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%); móveis e eletrodomésticos (0,8%); e tecidos, vestuários e calçados (0,6%). É o que aponta a 7ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que apresenta dados mensais de movimentação no setor.
Cláudio Alves, diretor da vertical de Shopping da Linx, atribui o crescimento no segmento dos itens de papelaria ao período de volta às aulas, com renovação dos materiais escolares para utilização no segundo semestre do ano. E sobre as altas nas vendas de tecidos, vestuário e calçados, a explicação está na mudança de estação climática, com a chegada do inverno no mês de julho. “As pessoas costumam comprar mais roupas e calçados de frio, o que pode indicar o crescimento nas vendas”, afirma.
Para Rosimar Kichel, diretora da vertical de Calçados da Linx, julho é um mês em que o varejo costuma fazer liquidação e queima de estoque. “Com isso, além da procura natural por itens de inverno, como botas e outros sapatos fechados, as lojas começam a se preparar para colocar as coleções em promoção. O período de volta às aulas também interfere no setor de calçados, já que os pais tendem a renovar uniformes e calçados dos filhos”, finaliza.
Índice Stone
Os demais segmentos analisados pelo Índice de Atividade Econômica Stone Varejo não conseguiram alcançar resultados positivos, com a maior queda no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,9%), material de construção (1,4%), artigos farmacêuticos, médicos e ortopédicos, perfumaria e cosméticos (0,7%).
O Índice de Atividade Econômica do Varejo é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, que é a principal parceira do empreendedor brasileiro. Ela integra o grupo StoneCo do qual a Linx faz parte em parceria com o Instituto Propague.
March 24-28, 2026
Tuesday to Friday, From 1 pm to 8 pm
Saturday, From 10 am to 5 pm
Expo Center Norte
Sao Paulo - Brazil
* Expressly prohibited entry for children under 16.
* It is expressly forbidden the entrance of visitors wearing shorts, low cut t-shirt and/or slippers.