A HP e Wallpaper comemoraram o aniversário de 20 anos da revista, com uma campanha que reinventa a produção de pôsteres digitais. O projeto usou a tecnologia SmartStream Mosaic da HP Indigo para criar 220 mil pôsteres comemorativos exclusivos, dois dos quais serão distribuídos com cada edição da publicação, neste mês de setembro.
Com base nas criações do designer e parceiro fundador da Spin, Tony Brook, os pôsteres personalizados têm previsão de alcançar 93 países em todo o mundo. Os designs foram produzidos em colaboração com um especialista em impressão e comunicação, F.E. Burman, na moderna instalação de produção da empresa, em Londres, em uma impressora digital HP Indigo 10000.
“Para nosso 20º aniversário, queríamos criar algo especial e exclusivo que atingisse nossos leitores em um nível pessoal”, comentou Sarah Douglas, diretora de criação da Wallpaper. “A ideia de utilizar a HP Mosaic para esse projeto veio de um debate com F.E. Burman, que tem sido nosso parceiro de impressão há muitos anos. Assim que a equipe dele nos apresentou o conceito e suas possibilidades, imediatamente nos conectamos a ele. É o sonho de um designer ser capaz de criar tantos trabalhos artísticos originais e de avançar a impressão digital tanto quanto fizemos com a HP Mosaic. Foi um projeto incrivelmente empolgante trabalhar com a HP Indigo, e isso reinventou a maneira como pensamos em impressão — e em termos de criação de conteúdo exclusivo, isso é praticamente só o começo. Acho que poderemos fazer muito mais no futuro.”
Brook, um renomado designer gráfico por seu trabalho com marcas como Nike, Design Museum, Christie’s e muitas outras, foi requisitado pela Wallpaper para criar os designs exclusivos para o projeto. Brook desenvolveu 12 designs originais de padrões, cores e formatos variados, permitindo a cada conjunto de pôsteres honrar o legado de inovação do design da Wallpaper. “Tivemos que organizar o equivalente a duas décadas de imagens e legendas para passar a ideia de que era uma comemoração pelos 20 anos”, diz Brook. “Usamos a HP Mosaic e brincamos com os números ‘96’ e ‘16’ como os principais recursos, alterando as gradações e cores no plano de fundo para mantê-los em movimento por todo o projeto. Foi importante para nós que cada pôster tivesse sua própria característica, mas que em geral se articulassem entre si.”
Como explica Brook, a flexibilidade do software Mosaic permite que os designers criem uma rica “linguagem visual” para retratar a identidade de uma marca, enquanto a qualidade de impressão superior da HP Indigo 10000 permitiu que os designs fossem traduzidos perfeitamente para o papel. “O que realmente me impressionou foi a qualidade da impressão com a HP Indigo. É notável o quanto as cores planas são uniformes, particularmente os tons claros, e como as vinhetas são suaves sem parecerem mecânicas.”
De acordo com Renato Barbieri, Diretor Geral das áreas de Artes Gráficas da HP Indigo no Brasil, o projeto colaborativo foi uma plataforma ideal para demonstrar o poder da impressão:“Temos a satisfação de poder compartilhar os recursos da tecnologia HP Indigo e de termos permitido que tantas pessoas tivessem sua própria impressão Tony Brook exclusiva e personalizada. Todo o projeto com a Wallpaper resume como a impressão pode ser continuamente reinventada para ser ainda mais relevante e empolgante e para criar possibilidades inteiramente novas e sem precedentes.”
March 24-28, 2026
Tuesday to Friday, From 1 pm to 8 pm
Saturday, From 10 am to 5 pm
Expo Center Norte
Sao Paulo - Brazil
* Expressly prohibited entry for children under 16.
* It is expressly forbidden the entrance of visitors wearing shorts, low cut t-shirt and/or slippers.