A Heidelberger Druckmaschinen AG (Heidelberg) está lançando uma nova impressora digital para o crescente mercado etiquetas impressas digitalmente. Isso representa o próximo passo no realinhamento estratégico da companhia, particularmente em termos de expansão significativa de vendas no setor digital em médio prazo.
O rápido progresso na estratégia de implantação do digital apresenta que as parcerias que a Heidelberg têm alimentado com vários fornecedores estão se mostrando um grande sucesso quando se trata de desenvolvimento de novos sistemas de impressão digital para aplicações industriais. Por exemplo, o Gallus Group, que foi recentemente adquirido na totalidade pela Heidelberg, promoveu um evento ao cliente para apresentar a próxima impressora digital label Gallus DCS 340 (DCS - Digital Converting System), que é baseada na tecnologia inkjet da Fujifilm.
Heidelberg e Gallus desenvolveram em conjunto o sistema de produção digital para a impressão label industrial em menos de um ano. A Heidelberg está fabricando a unidade inkjet em sua sede de Wiesloch-Walldorf, enquanto as unidades flexo e conversão para a nova impressora será produzida na planta Gallus em St. Gallen, na Suíça. O sistema está programado para entrar na produção em série no ano que vem e irá atender a uma crescente demanda para a produção de impressão de label.
"Estamos buscando uma estratégia de crescimento em nossas operações de impressão digital", diz o CEO da Heidelberg Gerold Linzbach. "Hoje, menos de 12 meses depois que começamos nossa colaboração com a Fujifilm, nós podemos estar ao lado da Gallus e revelar o primeiro sistema pronto para impressão. A única forma de alavancar rapidamente o potencial crescente na impressão digital é através de parcerias. Isto nos ajuda a nos aproximar dos focos de venda em médio prazo no setor digital".
Após ter completado a aquisição da Gallus Holding AG no versão europeu, a Heidelberg tem reforçado seu compromisso com o crescente segmento de impressão digital label. Ferdinando Rüesch, ex-proprietário da Gallus Holding AG, apoia a estratégia de realinhamento que a Heidelberg está buscando. Com uma participação total de cerca de 9%, ele é o maior acionista individual da empresa.
"Foi o momento certo para dar este passo. Trabalhando com uma forte parceria como o da Heidelberg, a Gallus pode superar os desafios da impressão digital que vêm em médio prazo em nosso setor e seguir usando plenamente o potencial que está lá fora", diz Rüesch.
Impressão digital conduz as mudanças no segmento em crescimento
O sistema de impressão digital revelado recentemente tem sido projetado para o mercado de labéus auto-adesivas. O volume global de impressão destas etiquetas está crescendo cerca de 4% ao ano. Embora apenas cerca de 5% deste volume seja impresso digitalmente, este número está crescendo rapidamente. Na verdade, a impressão digital está impulsionando a mudança neste segmento de mercado altamente promissor. A previsão é que, em médio prazo, poucos menos da metade das impressoras vendidas neste setor será digital.
Com o lançamento deste nova tecnologia, a Heidelberg e a Gallus estão moldando ativamente esta mudança no modelo de negócio usado neste segmento e oferecendo aos usuário uma solução versátil e de baixo custo. "A Heidelberg atingiu mais um marco neste realinhamento no setor digital. Os próximos passos para desenvolver sistemas de impressão adicionais, como parte da colaboração com a Fujifilm, já estão sendo dados", finaliza Linzbach.
March 24-28, 2026
Tuesday to Friday, From 1 pm to 8 pm
Saturday, From 10 am to 5 pm
Expo Center Norte
Sao Paulo - Brazil
* Expressly prohibited entry for children under 16.
* It is expressly forbidden the entrance of visitors wearing shorts, low cut t-shirt and/or slippers.