A Afeigraf e APS Eventos Corporativos anunciam hoje um novo marco na próxima edição da ExpoPrint Latin America, que acontece de 24 a 28 de março em São Paulo. Após mais uma intensa procura por players de toda a indústria de impressão mundial, o maior evento do setor nas Américas entra em sua terceira fase de expansão.
Para alocar todas as empresas, a ExpoPrint agora adicionou o Pavilhão Verde em seu mapa, somando-se aos já confirmados Pavilhão Azul e Branco do Expo Center Norte, em São Paulo. São mais 13 mil metros quadrados que se juntam ao espaço da feira, totalizando agora 44.924 metros quadrados de área de exposição.
A ampliação surge para atender a uma demanda forte por espaços em diferentes sentidos: por empresas que vão expor pela primeira vez - e hoje somam um número recorde de novos expositores; por companhias que acabaram de renovar sua participação - e tem a ExpoPrint como sua principal feira; e por empresas que já haviam confirmado espaço no mapa de 2026 e resolveram aumentar suas áreas de exposição.
O novo projeto vem também para acomodar os clientes que participaram da FESPA Digital Printing 2025, realizada de 17 a 20 de março, que recebeu um público altamente qualificado e gerou mais de R$ 250 milhões em negócios ao longo dos quatro dias de realização.
Jorge Maldonado, presidente da Afeigraf, destaca a confiança do mundo da impressão na ExpoPrint: "É com grande satisfação que recebemos a notícia da expansão da nossa próxima ExpoPrint, que completa 20 anos. Estamos seguros que marcará a história da indústria de impressão em 2026. Os tempos atuais são de incertezas e por isto a realização deste grande evento é de vital importância, já que é nele que serão encontradas as respostas de como nosso setor se posicionará em relação a todos estes novos desafios".
Maldonado prossegue: "Celebramos mais esta conquista e trabalhamos forte para que a ExpoPrint 2026 se posicione além de divulgar novas tecnologias num espaço que apresente informações e práticas relacionadas a um assunto tão importante como é a sustentabilidade. Queremos que este evento seja um ponto de encontro de todos os agentes envolvidos na indústria da impressão, onde um aperto de mão, um abraço ou uma troca de ideias, consolide a unidade das "pessoas" tão necessária nos desafiantes tempos atuais. Nós como Afeigraf continuamos impulsionando uma indústria gráfica forte, moderna e sustentável, e a próxima ExpoPrint 2026, em seus 20 anos, marcará a história da indústria gráfica brasileira".
Ismael Guarnelli, presidente da APS Eventos Corporativos, ressalta as conquistas: "Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados até aqui e reafirmamos nosso compromisso em realizar a maior edição da história da ExpoPrint, que em 2026 celebra 20 anos desde sua primeira edição. Temos a certeza de que, juntos, seguiremos revolucionando a indústria da impressão e registrando novos recordes".
Compromisso com o mercado
Os associados Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), realizadora da ExpoPrint Latin America, reforçam o quanto a iniciativa da associação é fundamental para o crescimento do mercado em que estão situadas e também como parte estratégica de suas empresas para geração de negócios.
Fabiano Peres, diretor da Afeigraf e Diretor da Canon do Brasil, diz: “A ExpoPrint é o maior ponto de encontro da indústria de impressão na América Latina, reunindo tecnologia, inovação e negócios em um só lugar. Ficamos felizes e entusiasmados com sua expansão. Isso reforça a importância da feira para o setor, impulsionando conexões estratégicas e apresentando soluções que moldam o futuro da impressão. A participação de grandes marcas, como a Canon do Brasil, mostra a relevância do evento e é sinal claro de que a indústria de impressão segue em expansão no país”.
Pedro Henrique Neto, diretor técnico da Intergrafica e diretor da Afeigraf, diz: “A ExpoPrint representa um marco estratégico para o desenvolvimento da indústria gráfica na América Latina. Como associação realizadora, a Afeigraf tem o compromisso de fomentar a inovação, o relacionamento entre os diversos elos da cadeia produtiva e a geração de negócios para o setor. A feira consolida-se como uma plataforma de integração e atualização tecnológica, refletindo a importância de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. É uma honra, enquanto diretor da Afeigraf, contribuir para a realização de um evento que fortalece toda a indústria gráfica e impulsiona sua evolução”.
"A ExpoPrint & ConverFlexo consolidou-se como um dos eventos mais importantes para a indústria de impressão na América Latina. Sua relevância para o setor gráfico não pode ser subestimada, a feira oferece uma plataforma única de inovação, colaboração e crescimento do mercado. A ExpoPrint 2026 será um evento essencial para fortalecer a indústria de impressão na região, oferecer novas soluções, fomentar a colaboração e garantir que as empresas estejam preparadas para os desafios futuros do setor", destaca Adriana Guerra, Marketing and Communication Manager Latam | Sales Latam Offset ECO3, empresa associada Afeigraf.
Expansão fortalece diferentes mercados
Com o Pavilhão ConverFlexo, uma importante parceria com a ABFLEXO/FTA-Brasil, o mundo da flexografia e conversão digital para embalagens e rótulos também estará bem representado, mostrando o quanto este processo cresceu nas convertedoras e é de enorme importância para a indústria de embalagem. As grandes companhias de flexo já confirmaram presença na feira.
Rodrigo Duarte, presidente da ABFLEXO/FTA-Brasil, diz: "O crescimento da ExpoPrint & ConverFlexo reflete o momento atual da indústria de impressão, particularmente do segmento de embalagens, rótulos e etiquetas, que seguem registrando números positivos. Somos o principal polo de inovação da flexografia e conversão digital, e seguiremos atuando para mostrar ao mundo a relevância do maior evento de impressão e conversão das Américas".
Miguel Troccoli, diretor de Banda Estreita da ABFLEXO, relata que com um novo pavilhão, a ExpoPrint & ConverFlexo se solidifica como a maior feira do mercado de impressão da América Latina. "O mundo gráfico vem se transformando numa velocidade espantosa e hoje mais e mais temos empresas que atendem não somente um mercado com um processo de impressão, mas atendem seus clientes com vários processos de impressão juntos. Hoje na Europa muitas gráficas possuem duas divisões com offset, flexografia e digital".
Troccoli prossegue: "A ExpoPrint é, sem dúvidas, a melhor feira para essas comunidades se encontrarem, avaliarem as possibilidades de agregar novos processos em suas indústrias e trocarem experiências com seus parceiros e mesmos concorrentes de mercado. Uma oportunidade única no Brasil de aproveitar essa experiência".
Julio Cezário, marketing da ABFLEXO/FTA-Brasil, diz: "A ConverFlexo representa a oportunidade da cadeia produtiva da flexografia e conversão digital expor produtos e serviços oferecendo aos convertedores das áreas de banda estreita, banda larga, papelão ondulado e conversão digital acesso às mais avançadas tecnologias. Acredito que a concentração dos players deste segmento em uma área específica favorece a rápida localização das empresas de interesse dos convertedores e demais visitantes, contribuindo para uma otimização de tempo, gerando mais oportunidades de negócios".
Cezário prossegue: "Por outro lado, esta proximidade com seus concorrentes acaba incentivando os expositores a levarem o que tem de melhor e aperfeiçoar ainda mais a metodologia de atendimento aos visitantes, o que alimenta este círculo virtuoso. Assim, a ConverFlexo confirma sua vocação de fomentar a geração de novos negócios, servindo como vitrine da pujança do setor flexográfico nacional e internacional".
Vlademir Cassiano, diretor de pré-impressão da ABFLEXO e gerente de vendas da Hybrid Software no Brasil, relata: “Como diretor da ABFLEXO, tenho o privilégio de acompanhar de perto o impacto crucial no fortalecimento e na evolução do mercado de impressão flexográfica que a ExpoPrint & ConverFlexo desempenha. É um evento de grande relevância para o desenvolvimento de negócios, troca de experiências, acesso a novos produtos e a possibilidade de observar de perto as novas tecnologias”.
Fortes expectativas
A expectativa é alta e há motivos para isso. O maior palco do continente receberá lançamentos globais de impressão, desde impressoras, passando por softwares, mídias, substratos, tintas e tudo que faz parte do segmento de impressão, como offset, digital, 3D, flexografia e outras tecnologias.
A ExpoPrint Latin America é o momento em que o mercado se une para uma reflexão sobre o momento atual do setor e quais caminhos ele tomará, principalmente por conta das fortes demandas impostas pela sociedade por soluções produzidas com a mais alta qualidade, agilidade e inserida em um pensamento sustentável.
Para 2026, estão programadas iniciativas focadas nas necessidades atuais da impressão. Serão congressos, mesas redondas, debates e atividades práticas, sempre gratuitas, para unir tecnologia e conhecimento no mesmo espaço. A inscrição antecipada para visitar a feira também está disponível em: www.expoprint.com.br/pt/visite
March 24-28, 2026
Tuesday to Friday, From 1 pm to 8 pm
Saturday, From 10 am to 5 pm
Expo Center Norte
Sao Paulo - Brazil
* Expressly prohibited entry for children under 16.
* It is expressly forbidden the entrance of visitors wearing shorts, low cut t-shirt and/or slippers.