O EFI Connect 2016, realizado em Las Vegas, foi a oportunidade do usuário EFI receber informações completas sobre as soluções EFI, mercado, gestão e diversos outros temas. Tanto durante os keynotes - palestras voltadas para o público geral - como nas sessões educativas, que focavam em cada necessidade dos profissionais de impressão, muita informação foi transmitida, uma bagagem que irá ajudar no aperfeiçoamento do fluxo de trabalho das empresas, visando a redução de tempo e corte de gastos.

No primeiro dia de evento, foi possível conferir uma grande aula de gestão no keynote apresentado por Steve Wynn, presidente e CEO da Wynn Resorts, entre eles o Hotel Wynn, onde o evento ocorreu. Wynn é considerado um exemplo de gestão no mundo corporativo pelos meios especializados no mundo dos negócios.

Wynn destacou em sua apresentação a importância da criatividade e do trabalho com pessoas. Através de histórias reais ocorridas em seus hotéis e resorts, ele destacou como algo fundamental entender que os negócios são feitos por pessoas. O bom trato com os funcionários e seus clientes é o que vai ditar o rumo do sucesso.

O CEO destacou como fazer para crescer nos negócios. O objetivo é sempre deixar a equipe com autoestima elevada, com orgulho de fazer parte do time. Wynn ressaltou que seus funcionários estão sempre focados em promover a melhor experiência ao cliente. Com isso, o magnata do mundo dos hotéis e cassinos resume: apostar na felicidade dos funcionários é sempre a aposta certa.

Indústria

O EFI Connect contou também com o economista Andrew Paparozzi, da Epicomm, que falou sobre o estado atual da indústria mundial, através de números e tendências do mercado, destacando que as mudanças são rápidas, imprevisíveis e disruptivas, e o empresário precisa estar atento às oportunidades.

Andrew destacou quatro realidades sobre a indústria. A primeira é que ela é cheia de oportunidades. Nas empresas que crescem, é possível ver a vontade de buscar mudança e melhorias em sua estrutura. A segunda realidade é que tais oportunidades devem ser aproveitadas, para que a empresa não fique para trás, o que leva à terceira realidade: a divisão entre as empresas que apostam e as que ficam paradas no tempo. A última realidade destaca a importância do planejamento dentro dos pontos citados.

O economista ressaltou que o marketing agora é mais pessoal e inclui todos os métodos, inclusive mídias sociais. Para Paparozzi, é importante criar soluções de alto valor para os clientes e fazer com que eles reconheçam este trabalho, identificando oportunidades e não apenas melhorando os projetos já existentes. Tudo baseado em um plano estratégico rigoroso.

A busca por novos clientes tem grande importância, porém não pode ser feita esquecendo de melhorar os serviços aos clientes atuais. É preciso se adaptar para não ficar para trás. Em áreas estratégias, o ideal é contar com profissionais que sejam especialistas no assunto, para que todo o fluxo de trabalho possa seguir de uma maneira inteligente.

Andrew Paparozzi finalizou destacando itens que toda empresa deve fazer, como fazer com que o cliente saia completamente satisfeito com seu serviço - e não apenas satisfeito, buscar opiniões de pessoas de fora da indústria, buscar pequenas metas - bem definidas e específicas, maximizar a retenção dos clientes, entendendo, resolvendo e documentando todos os atos produzidos com os clientes.